quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Festival de Música Instrumental promove shows e workshops de música gratuitos

O MIPP acontece entre 28 e 31 de agosto com shows gratuitos de Ricardo Herz Trio, Raul de Souza, Trio Corrente e David Feldman Trio

Com o objetivo de promover a música instrumental contemporânea e inovadora em toda a sua diversidade de estilos, a Oficina Cultural Timochenco Wehbi promove, entre 28 e 31 de agosto, o MIPP - Música Instrumental em Presidente Prudente. Além dos shows, o evento dará ênfase às ações de formação, por meio de workshops com profissionais renomados da cena musical. São oferecidas 140 vagas para as atividades. Toda a programação doMIPP é gratuita.

Os workshops acontecem na Oficina Cultural Timochenco Wehbi – unidade da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura –, onde também devem ser feitas as inscrições. Os ingressos para os shows, que acontecem no Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo, devem ser retirados com duas horas de antecedência no local. O evento conta com apoio daSecretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente e da Associação Amigos do Projeto Guri.

O MIPP tem início na quinta-feira (28) com o Workshop: A Guitarra no Jazz, às 16h, coordenado pelo guitarrista Fúlvio Oliveira. A atividade dará enfoque à improvisação da guitarra no jazz, abordando aspectos técnicos como: campo harmônico maior (melódico e harmônico), escalas, acordes, arpejos e outros. O músico, que começou a tocar com nove anos de idade, e estudou com profissionais como Mozart Melo e Djalma Lima, atualmente finaliza seu segundo álbum, com participação do pianista norte-americano Sam Yahel.

A participação do violonista Yamandu Costa, que iria apresentar o Show Bailongo com o baixista Guto Wirtti, às 20h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, foi cancelada em decorrência de um acidente em que fraturou o pulso. No lugar da dupla, no mesmo horário, Ricardo Herz Trio abre a programação de shows com o repertório de Aqui é o Meu Lá (2012), o quarto álbum de sua carreira, que traz composições próprias e conta com a direção musical de Benjamim Taubkin. Atualmente Herz dedica-se também ao lançamento do seu CD em duo de violino e vibrafone, Herz e Loureiro, com o vibrafonista e compositor mineiro Antonio Loureiro.

Na estrada há mais de 30 anos, enveredando pelo Rock Progressivo até parcerias com nomes como Belchior, Arrigo Barnabé, Hermeto Pascoal, entre outros, Geraldo Vieira compõe a programação do evento coordenando na sexta-feira (29), às 16h, o Workshop: O Baixo no Jazz. Vieira apresentará técnicas para uma melhor performance com o instrumento. Como educador musical, o músico produziu também o vídeo “II, V7, I - Técnica e Melodia”, em catálogo há mais de 10 anos, e o método “Conceitos para Improvisação” (série Toque de Mestre da editora HMP). Também escreveu diversos artigos para a revista Cover Baixo.

Às 20h, o Trio Corrente apresenta seu repertório autoral, além de interpretações únicas de clássicos do choro e da MPB. Formado há 11 anos por Fabio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro, o trio vem multiplicando as colaborações com grandes nomes da música nacional e internacional desde 2009, com shows com Hamilton de Holanda, Leila Pinheiro, Mônica Salmaso, Anthony Wilson, Mike Stern, Stacey Kent e Paquito D’Rivera – com quem, em 2013, dividiram o Grammy Award de Melhor Álbum de Jazz Latino, por Song for Maura.

Um dos gêneros musicais mais admirados no mundo, o Jazz é, também, um dos menos compreendidos. Muitos o consideram uma música difícil de ouvir, devido à liberdade de execução e aos improvisos instrumentais. Para desmistificar o tema, a Oficina Cultural promove o Workshop: História do Jazz, no sábado (30), às 14h. Coordenada pelo jornalista e escritor Helton Ribeiro, a atividade traçará, com o apoio de imagens e gravações, a trajetória do gênero desde seu surgimento, passando por vertentes como Big Band, Bebop, Cool Jazz e Hard Bop, até chegar às fusões e ao jazz contemporâneo.

Ribeiro é editor da revista Blues’n’Jazz e autor do livro Blues (Editora Abril). Foi repórter de O Globo, Jornal do Brasil e Diário Popular (atual Diário de S. Paulo) e chefe de reportagem do programa Metrópolis, da TV Cultura. Colaborou também com as revistas Bravo! e Bizz, a agência de notícias Reuters e a Folha Online. Atualmente escreve o livro Para Decifrar o Jazz (título provisório).

Às 19h, o Grupo de Percussão do Projeto Guri de Ourinhos faz uma apresentação ao ar livre em frente ao Teatro. O grupo é formado por dez alunos instrumentistas em estágio avançado dos municípios de Assis, Palmital, Marília e Ourinhos que, sob regência de Aguinaldo Burgo Junior, interpretam peças que transitam entre o universo erudito e popular.

Raul de Souza e Quinteto se apresenta às 20h com um repertório que inclui um Jobim imprescindível (Ela é carioca), um Nelson Cavaquinho antológico (A flor e o espinho), os clássicos (Vou Vivendo e Urubu Rei) e mais oito temas originais que mostram o seu lado de compositor, às vezes injustamente ofuscado por seu brilho como instrumentista. Entre eles, À vontade mesmo, faixa-título do álbum de estreia de Raul de Souza, em 1965. Prestes a completar 80 anos, o músico mostra muita disposição empunhando seu trombone nos palcos do mundo.

No domingo (31), às 19h, é a vez da Orquestra do Projeto Guri (GR) de Presidente Prudente. Com naipes de sopro, cordas e percussão, a Orquestra, formada por alunos de Presidente Prudente e regida por Francis Auresco, apresenta um repertório de peças clássicas na sala de exposições em frente ao Teatro. Os Grupos de Referência (GR) do Projeto Guri têm o patrocínio da Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP.

Fechando o evento, às 20h, David Feldman Trio sobe ao palco do Teatro Paulo Roberto Lisboa. O jovem pianista – escolhido entre os dez melhores pianistas do mundo na competição do Festival de Jazz Montreaux em 2004 (curadoria de Quincy Jones) – se apresenta acompanhado pelos instrumentistas André Vasconcellos (baixo acústico) e Rafael Barata (bateria).

No repertório do show, algumas pérolas da bossa-nova e da MPB como Rapaz de Bem de Johnny Alf, Sambou Sambou de João Donato, Tristeza de Nós Dois de Maurício Einhorn, Brigas Nunca Mais de Tom Jobim e também composições próprias do pianista.

Sobre as Oficinas Culturais

Das 22 Oficinas Culturais, sete estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba). Além da Oficina Cultural Metropolitana, que atua de maneira itinerante e simultânea nos 32 municípios de Região Metropolitana.

Em cada Oficina Cultural são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site www.oficinasculturais.org.br.

Programação:
MIPP – MÚSICA INSTRUMENTAL EM PRESIDENTE PRUDENTE
28 a 31 de agosto de 2014
Realização: Oficina Cultural Timochenco Wehbi
Curadoria: Eduardo Santana
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente e Associação Amigos do Projeto Guri

► 28/08 – QUINTA-FEIRA

WORKSHOP: A GUITARRA NO JAZZ
Coordenação: Fúlvio Oliveira
28/8 – quinta-feira – 16h às 18h
Público: guitarristas amadores e profissionais
Seleção: primeiros inscritos na Oficina Cultural
20 vagas
Gratuito

SHOW: RICARDO HERZ TRIO
28/8 – quinta-feira – 20h
Gratuito (retirar ingresso com duas horas de antecedência no Teatro)

► 29/8 – SEXTA-FEIRA


WORKSHOP: O BAIXO NO JAZZ
Coordenação: Geraldo Vieira
29/8 – sexta-feira – 16h às 18h
Público: baixistas amadores e profissionais
Seleção: primeiros inscritos na Oficina Cultural
20 vagas
Gratuito

SHOW: TRIO CORRENTE
29/8 – sexta-feira – 20h
Gratuito (retirar ingresso com duas horas de antecedência no Teatro)

► 30/8 – SÁBADO

WORKSHOP: HISTÓRIA DO JAZZ
Coordenação: Helton Ribeiro
30/8 – sábado – 14h às 17h
Público: interessados em geral
Seleção: primeiros inscritos na Oficina Cultural
100 vagas
Gratuito

GRUPO DE PERCUSSÃO DO PROJETO GURI – GR DE OURINHOS
30/8 – sábado – 19h
Apresentação ao ar livre, em frente ao Teatro.
Gratuito

SHOW: RAUL DE SOUZA QUINTETO
30/8 – sábado – 20h
Gratuito (retirar ingresso com duas horas de antecedência no Teatro)

► 31/8 – DOMINGO

ORQUESTRA DO PROJETO GURI – GR DE PRESIDENTE PRUDENTE
31/8 – domingo – 19h
A apresentação será na sala de exposições, em frente ao Teatro.
Gratuito

SHOW: DAVID FELDMAN TRIO
31/8 – domingo – 20h
Gratuito (retirar ingresso com duas horas de antecedência no Teatro)

SERVIÇO:

Oficina Cultural Timochenco Wehbi
Coordenador: Roberto Echeverria Vieira
Avenida Manoel Goulart, 2651 - Anexo 1 - Vila Santa Helena
Cep: 19015-241 - Presidente Prudente/SP
Telefone: (18) 3222-3693 / 3221-2959
| oficinaprudente@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda das 18h às 22h | Terças a sextas-feiras das
13h às 22h | Sábados das 9h às 18h
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: www.facebook.com.br/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural

Obs: Verificar número de vagas por atividade
Todas as atividades são gratuitas

Teatro Paulo Roberto Lisboa - Centro Cultural Matarazzo
Rua Quintino Bocaiuva, 749 - Vl. Marcondes
Cep: 19030-000 – Presidente Prudente – SP
436 lugares
Entrada franca (retirada de ingressos com duas horas de
antecedência)

Nenhum comentário: