quinta-feira, 26 de abril de 2012

Museu da Casa Brasileira participa da 8ª Virada Cultural


Durante todo o final de semana, o MCB oferece programação diversificada em horário alternativo, com entrada gratuita e muita música, dança e eventos paralelos.

DJ Tutu Moraes | Orquestra Heartbreakers | grupo Quatro a Zero | Swiss College Dixie Band | Lindy Hop e muito mais!


Um final de semana animado. É o que promete a Virada Cultural no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura, onde o evento começa bem antes do horário oficial. Com programação voltada a todas as idades, o museu funcionará em horário alternativo e terá entrada gratuita durante todo o final de semana.

Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, a 8ª Virada Cultural começa no MCB no dia 5 de maio, com visita orientada do Núcleo Educativo. Os educadores guiarão os visitantes pelas exposições “Casas do Brasil 2012 – Barraca Cigana” e “Patrimônio Paulista – Litoral e Vale do Paraíba”, além de apresentar a Coleção MCB. Cada visita tem duração de, aproximadamente, 1 hora e acontecerá às 10h30, 12h30, 14h30 e 16h30, tanto no sábado quanto no domingo.

Às 11h do sábado, haverá o encontro com mais de 70 artistas têxteis que integram a exposição “TENET - Tecendo na Net”, que será apresentada n’A CASA museu do objeto brasileiro a partir do dia 7. Artistas da área têxtil se reunirão para uma pré-apresentação de seus trabalhos e explicarão um pouco de suas inspirações e processos de criação das peças escolhidas para a mostra.

Às 19h, também do sábado, a agitação será por conta do DJ Tutu Moraes, idealizador da “Festa do Santo Forte” no Estúdio Emme, que apresenta uma mistura de vários ritmos da música brasileira. Um divertido set com pitadas de carimbó, frevo, tropicália, afoxé e marchinhas de carnaval, um verdadeiro resgate da música brasileira do passado, incluindo produções contemporâneas e música independente, além das diferentes vertentes do samba (raiz, roda, jongo, recôncavo, côco, maxixe, gafieira, samba-rock e samba-funk).

Às 20h, a orquestra paulistana Heartbreakers, liderada por Guga Stroeter, apresenta um baile composto por uma seleção de salsas e sambas. Terá a participação especial do cantor Hamilton Moreno, um dos precursores e principais representantes da música latina no Brasil. Para animar, haverá, ainda, bailarinos especializados, convidando o público presente a entrar na dança.

Para encerrar o sábado, dia 5, o DJ Tutu Moraes volta a se apresentar e anima a pista de dança até às 24h, horário em que o museu encerrará suas atividades.

No domingo, dia 6, a festa continua e o Museu abre às 10h e, às 11h, traz o Quatro a Zero, grupo de música instrumental que tem o choro, em uma perspectiva contemporânea, como sua principal referência. A apresentação integra o projeto Música no Museu, que está em sua 12ª edição e acontece semanalmente, todo domingo às 11h.

Tem mais. Às 16h45, acontecerá uma aula de Lindy Hop, dança de origem afro americana, dançada ao som de Swing Jazz, música que surgiu com as grandes orquestras, as “big bands”, como Glenn Miller, Count Basie, Duke Elington, Chick Webb, entre muitas outras. Muito divertido e contagiante, o ritmo pode ser dançado a dois, sozinho, em grupos nas rodas e também em tempos variados, desde bem lento, até bem rápido. Terá a participação dos hoopers Francisco Nogueira e Charlene Miwa Nagae do grupo Hopaholics.

Para encerrar a programação especial da 8ª Virada Cultural, a Swiss College Dixie Band faz uma apresentação, que propaga o Jazz e o Lindy Hop. Criada em 1975, a banda é formada por um grupo de professores suíços radicados no Brasil, que transmitem a paixão de tocar jazz no estilo Dixieland, originado em New Orleans.

O restaurante Quinta do Museu estará aberto em horários alternativos. No sábado, funcionará até às 24h, sendo que, a partir das 18h, haverá o serviço de bar e, a partir da 19h, o restaurante servirá com cardápio adaptado. No domingo, o estabelecimento funciona até às 20h e terá apenas serviço de bar a partir das 18h.


SERVIÇO:
8ª Virada Cultural no MCB
5 e 6 de maio
Horário: A partir das 10h
Entrada gratuita

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.:             (11) 3032-3727    
Acesso a pessoas com deficiência / bicicletário
Estacionamento pago no local – Domingo: Valor único – R$15,00
Acesso a portadores de deficiência física.


Curso online de A Voz como Instrumento de Trabalho

Nenhum comentário: