sexta-feira, 8 de abril de 2011

Adélia Issa e Edelton Gloeden apresentam-se na série Música no MASP

Adélia Issa e Edelton Gloeden
Dia 12 de abril, terça-feira, às 12h30, Adélia Issa, uma das mais importantes cantoras eruditas brasileiras, e Edelton Gloeden, um dos mais destacados violonistas brasileiros da atualidade, apresentam o programa VOZ E VIOLÃO - Tradição e Folclore na série Música no MASP. Grátis!

foto de Gal Oppido

Dois dos mais importantes intérpretes brasileiros da música de concerto, com destacadas atuações por todo o Brasil e exterior, apresentam um repertório inédito, fascinante e raro, composto de canções originais para a formação de voz e violão. Estas obras, escritas por alguns dos maiores compositores do século XX, têm em comum a apropriação, recriação e o reaproveitamento de melodias, temas e textos populares, tradicionais ou folclóricos de vários países.

Adélia Issa e Edelton Gloeden apresentam-se juntos há 20 anos e, nesse período, eles vêm se dedicando intensamente à pesquisa de repertório para canto e violão, ou encomendando obras novas a compositores brasileiros e internacionais. O duo apresenta-se regularmente no exterior, divulgando a música de concerto brasileira e latino-americana.

Programa- Voz E Violão - Tradição e Folclore

Adélia Issa - Canto Edelton Gloeden - Violão


Benjamin BRITTEN (1913-1976)
Folk Songs
- Master Kilby
- Sailor Boy

Alexandre Tansman (1897-1996)
Mazurka para violão solo (Dança folclórica polonesa)

Joaquín Rodrigo (1901-1999)
Villancico (Canção tradicional espanhola)
- Aire y Donaire

Roberto Gerhard (1896-1970)
Canciones españolas
- La Auséncia
- Reinas de la Baraja
Joaquín Turina (1882-1949)
Sevillana para violão solo

Fernando Lopes-Graça (1906-1994)
Romances Tradicionais Portugueses
- Romance do Cego
- Romance da Condessa de Aragão

Camargo Guarnieri (1907-1993)
Tres Canções Brasileiras
- Quando embalada
- Vou-me embora
- Quebra o côco, menina

Radamés Gnattali (1906-1988)
Tocata em Ritmo de Samba nº 1 para violão solo

Carlos Guastavino (1912-2000)
Pueblito, mi Pueblo (Canção popular argentina)

Mátyás Seiber (1905-1960)
Canções Folclóricas Francesas
- J’ai descendu
- Marguerite, elle est malade

Adélia Issa é uma das mais importantes cantoras líricas brasileiras, Adélia Issa frequentou a Manhattan School of Music, em Nova York, onde também participou de workshops de cena lírica ministradas por Lou Galterio, da New York City Opera. Fêz cursos de aperfeiçoamento operístico com Carolina Segrera e Graziella Sciutti e, mais recentemente, com Nico Castel, na Metropolitan Opera de Nova York. Em música de câmara, trabalhou sob a orientação do renomado pianista Dalton Baldwin.
Tem se apresentado por todo o Brasil, Estados Unidos e Europa, em recitais, concertos sinfônicos e em óperas, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, Eugene Kohn, John Neschling, Alceo Bocchino, Roberto Minczuk, Roberto Ricardo Duarte, Aylton Escobar, Osvaldo Colarusso, e vários outros maestros de igual renome. Dentre suas atuações mais importantes em ópera destacam-se Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi, Carmen de Bizet, com Plácido Domingo e Fidelio de Beethoven, com regência de Stefan Lano.
Vem desenvolvendo pesquisas e um extenso repertório como intérprete de música de câmara brasileira e internacional, com acompanhamento de piano, violão, e conjuntos instrumentais com diversas formações. Foi solista em primeiras audições mundiais de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, Paulo Costa Lima, no Requiem de Cláudio Santoro, com regência do compositor, e na primeira audição brasileira de Strophen, do polonês K. Penderecki, com regência de Fábio Mechetti.
Artista versátil, com formação de atriz pela escola de Miriam Muniz, tem atuado em diversos espetáculos multi-meios, como O Messias de Handel em versão encenada, com o Balé do Palácio das Artes de Belo Horizonte e direção de William Pereira; Máscaras para Pound, ópera composta e dirigida por Lívio Tragtemberg; O Carnaval dos Animais, concebido e dirigido por Ivaldo Bertazzo, interpretando músicas brasileiras; a apresentação com o grupo Uakti cantando uma versão das Bachianas Brasileiras No. 5 de Villa-Lobos; e o espetáculo Luar Trovado, interpretando o Pierrot Lunaire de Schoenberg, com direção de Gerald Thomas.
Adélia Issa gravou em LP as Modinhas Imperiais (recolhidas por Mário de Andrade) para o selo Eldorado, e participou da gravação dos CDs Remeiros do São Francisco, com obras de Ernst Widmer (Paulus), e Missa, interpretando obras do barroco mineiro, com regência de Naomi Munakata. Tem participado também da gravação de inúmeras trilhas sonoras para filmes e peças de teatro.

Edelton Gloeden é um dos mais importantes músicos brasileiros da atualidade, o violonista Edelton Gloeden teve entre seus mestres Henrique Pinto, Eduardo Fernandez, Guido Santórsola e Abel Carlevaro.
Apresenta-se em recitais solo, com grupos de câmara, e em concertos com orquestra em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.
Tem se dedicado intensamente ao repertório brasileiro, realizando inúmeras primeiras audições de obras de compositores como Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Mário Ficarelli, Paulo Costa Lima e Gilberto Mendes.
Edelton Gloeden é Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, onde é professor no Departamento de Música da ECA. É presença constante nos mais importantes festivais de música em todo o Brasil, entre eles os de Campos do Jordão, Brasília, Londrina, Porto Alegre, Ouro Preto, Poços de Caldas, Guaratinguetá e João Pessoa.
De 1994 a 2008, foi o produtor e apresentador do programa Violão em Tempo de Concerto, transmitido semanalmente pela Rádio USP-FM da Universidade de São Paulo, e de séries especiais sobre o repertório violonístico realizadas para a Rádio Cultura FM de São Paulo.
Em sua discografia, destacam-se os CDs Uma Festa Brasileira, com violão e flauta (Paulus), Os Anos 20 (EGTA) e, com o Quarteto Brasileiro de Violões, Encantamento, Essência do Brasil e Four Bach Suites for Orchestra (Delos International - EUA).
Recebeu, em 2001, uma das mais importantes premiações da música de concerto no Brasil, o Prêmio Carlos Gomes, na categoria Solista Instrumental.
Em 2008 e 2009, foi diretor artístico do “Festival Leo Brouwer” em São Paulo, com a presença do artista cubano, evento organizado pela USP, SESC e Instituto Cervantes.

Serviço:
Adélia Issa (soprano) e Edelton Gloeden (violão)
Série "Música no MASP"
Dia 12 de abril, terça-feira, às 12h30
Programa Voz e Violão – Tradição e Folclore
Local: Grande Auditório do MASP
Endereço: Avenida Paulista, 1578
Tel.: (11) 3266-3645 / 3266-3569
Grátis!

Nenhum comentário: