Orquestra Carlos Gomes no Memorial da América Latina - 10/06/12 - Foto: Claudia Souza / Revista Músico! |
Por: Claudia Souza
A Orquestra Carlos Gomes apresentou-se na noite de domingo (10/06), no auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina, localizado na zona oeste de São Paulo. Com 50músicos, mais os 62 coralistas do Coral Mariano de Sant’Anna, Coral Tabatinguera (criado pela Associação dos Oficiais Militares de São Paulo), Coral da Associação dos Oficiais da Política Militar e Coral da Ordem dos Músicos do Brasil, foram regidos pelo Maestro Ricardo Rossetto Mielli e deram um show a parte embalando a plateia com obras como Rondo (Henry Purcell), Ave Maria (Charles Gounod), Entry of the Masters (Richard Wagner), entre outras.
O bem humorado Maestro, comunicativo com os espectadores, tornou a apresentação intimista, arrancando risos descontraídos entre as composições, até mesmo no momento em que ao pedir ao técnico de som que aumentasse o teclado da orquestra, e recebendo a resposta da plateia de que o rapaz havia ido ao banheiro, paciente, não se incomodou com o descaso e improvisou para o próximo número, motivando o auditório a participar com ele do improviso.
No final do espetáculo, com o teatro lotado, a Orquestra Carlos Gomes foi ovacionada pelo público deixando aquele gostinho de “quero mais”.
FIQUE POR DENTRO:
A Orquestra Sinfônica Carlos Gomes foi criada em 2009 pelo Maestro Ricardo Rosseto Mielli e seu nome homenageia o principal compositor do Brasil do século 19, Antônio Carlos Gomes (1836 – 1896). Seu repertório é eclético, transitando por diversos períodos da música, desde o Barroco ao Clássico, do Romântico ao Contemporâneo, além de hinos pátrios e óperas. Albinoni, Bizet, Carlos Gomes, Haydn, Ippolitov-Ivanov, Mozart, Nepomuceno, Offenbach, Purcell, Sir Arthur Sullivan, Strauss, Verdi, Vivaldi, Von Suppé, Wagner, Yves Rudner Schmidt são alguns dos compositores já executados pela Carlos Gomes nas principais casas de concerto e teatros de São Paulo.
Maestro Ricardo Rossetto Mielli - Foto: Claudia Souza |
O maestro Ricardo Rosseto Mielli é Bacharel em Composição e Regência (1996) e Bacharel em Piano (2000) pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, onde hoje atua como professor de Teoria e Estruturação. Um dos aspectos de sua carreira é a ligação com o canto coral, seja fundando corais, seja regendo vários grupos. Por exemplo, na solenidade de Beatificação de Frei Antonio de Santana Galvão, organizou e regeu um coral de 1000 vozes, em 1998. No dia 11 de maio de 2007 regeu o Coral Frei Galvão (1200 vozes) e a Orquestra Sinfônica do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo na Grande Missa Solene de Canonização de Frei Antonio de Sant’Anna Galvão Celebrada pelo Papa Bento XVI no Campo de Marte. Iniciou suas atividades musicais como organista da Igreja Matriz de Sant’Ana, em 1988, e no ano seguinte assumiu a regência do Coral Mariano de Sant’Ana. Atuou como regente do Coral Sapore D’Italia (1996-1998) do Circulo Sociale Calabres de San Paolo e como pianista do Coral Amici de Casal Buono (1997-1998) da Associação Beneficente Amici de Casal Buono. Em 2002 assumiu o Coral Tabatinguera, da Associação dos Oficiais da Reserva da Polícia Militar de São Paulo. Desde 2003 esta à frente da Orquestra Sinfônica do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, com a qual vem realizando inúmeros concertos: Teatro São Pedro, Teatro Municipal de São Paulo, Sala São Paulo, Teatro Vitória de Limeira, Assembleia Legislativa de São Paulo, Mosteiro da Luz, Catedral da Sé, Sesc Ipiranga, Teatro Sérgio Cardoso, Secretaria de Cultura de Cajamar etc .
Em 2008 regeu o Grande Coral da Arquidiocese de São Paulo (1000 vozes) e a orquestra Sinfônica do CDMSP, no Estádio do Pacaembu, na Missa Solene em Comemoração aos 100 Anos da Arquidiocese. Em 2009 formou a Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, com a qual já se apresentou no Aniversário da Igreja Metodista da Penha, Aniversário de 82 Anos da Glesp, Theatro São Pedro, Teatro Coliseu de Santos, Centro Cultural de Embu Guaçu, Teatro do Colégio São Bento, Auditório da Unicid, Auditório da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da Policia Militar de São Paulo, Colégio Luiza de Marillac, Mosteiro da Luz, etc. Em 2009 a convite do Professor e Maestro Roberto Bueno, formou o Coral da Ordem dos Músicos do Brasil (Conselho Regional de São Paulo) e em 2010 o Coral da Associação dos Oficias da Policia Militar (AOPM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário