segunda-feira, 14 de maio de 2012

Rolling Stone Brasil explica como a Guerra das Malvinas impulsionou o rock argentino


A edição de maio destaca, em reportagem especial, como o período pós-guerra determinou o ponto de partida para o ressurgimento do rock no país

São Paulo, 03 de maio – Na edição de maio, que chega às bancas no dia 15, a Rolling Stone Brasil traz uma matéria especial sobre a influência da Guerra das Malvinas no crescimento do rock argentino em meados dos anos 80. A partir da contextualização do conflito entre Inglaterra e Argentina, a reportagem mostra como a proibição de músicas em inglês no período posterior à guerra contribuiu para a valorização do cenário nacional, principalmente o rock.

Destacando as principais bandas e músicos que tiveram letras influenciadas pela guerra, como Charly Garcia e Flema, a matéria mostra como os acordes porteños silenciaram os zumbidos das munições inglesas. Foi na derrota que a cena rock nacional encontrou o grande momento de reafirmação. Hoje, os moradores de Buenos Aires são os fãs que mais gastam dinheiro com ingressos para shows, mais até do que os próprios ingleses.

Escrita pelo jornalista argentino Edgardo Martolio, com exclusividade para a Rolling Stone Brasil, a reportagem coloca o festival musical que angariou fundos para os combatentes das Ilhas como um divisor de águas no cenário musical argentino. Citando o rock nacional como a voz de todos que permaneceram calados nos anos de ditadura, Martolio afirma que o gênero musical foi, e ainda é, um dos principais responsáveis por acender o sentimento de patriotismo “hermano”.

Outros destaques

A Rolling Stone Brasil de maio traz na capa a banda inglesa Radiohead. Na entrevista, o grupo fala sobre a nova fase com a chegada do baterista Clive Deamer e conta detalhes da nova turnê e do álbum The King of Limbs. A edição conta ainda com entrevista exclusiva com o ator norte-americano Will Smith, estrela de MIB - Homens de Preto III, que chega aos cinemas neste mês. Os 70 anos de Gilberto Gil, os 30 anos da Legião Urbana, Zeca Baleiro e os bastidores do show Elvis Presley In Concert, também são destaques da revista.

Sobre a Rolling Stone

Fundada em 1967 por Jann Wenner (publisher até hoje) e Ralph J. Gleason, a Rolling Stone nasceu no fervor da contracultura hippie dos anos 60. Numa época em que as revistas em circulação desprezavam a cena musical, foi o primeiro veículo a tratar o assunto seriamente. Logo se tornou conhecida por permitir a livre expressão tanto do artista quanto de seus jornalistas, fazendo história com artigos pungentes sobre sexo, drogas, comportamento e política sem rabo preso. No Brasil a publicação está sob a responsabilidade da Spring Publicações.
Cover_front_medium

Nenhum comentário: