sexta-feira, 11 de maio de 2012

Radiohead puxa destaques musicais na Rolling Stone Brasil de maio


“Nunca quisemos ser grandes”, comenta o vocalista do Radiohead

Capa da edição de maio da Rolling Stone Brasil, a banda britânica revela como se deu seu renascimento nos palcos e no cenário do rock

 “Estou me sentido silenciosamente empolgado – silenciosamente nervoso”, comenta o vocalista do Radiohead, Thom Yorke. Com um ar despojado e um toque experimental, a banda britânica revela o seu renascimento no cenário do rock na Rolling Stone Brasil de maio. O início de uma grande turnê, o lançamento do seu último CD e a nova formação são alguns trunfos da retomada do grupo. “Nunca quisemos ser grandes. Não quero ser amado assim”, diz o cantor.

Este ano o Radiohead comemora o aniversário de 20 anos do EP de estreia, Drill, e o lançamento do sucesso “Creep”. Seus álbuns mais famosos contaram com o mix de guitarras e o eletrônico das pistas de dança. Entretanto, nos últimos anos, a banda vem apostando numa pegada mais convencional.

O trabalho mais recente, The King of Limbs, seguiu essa linha e foi explorado de uma forma diferente. O álbum só foi oficialmente lançado um mês após disponibilização de todas as faixas para download no site da banda. A tática fez com que o número de cópias vendidas fosse abaixo do esperado e impossibilitou que o CD conquistasse disco de ouro. Mas nem isso desapontou a banda britânica. “Foi incrível simplesmente lançar o álbum daquele jeito”, diz Yorke. Para o vocalista, esse é mais um sonho que se tornou realidade, já que ele próprio assina a mixagem do CD.

Após três anos de silêncio, o Radiohead volta aos palcos suando exuberância e confiança. O público apreciará The King of Limbs com um novo tempero. O que parecia um enigma instrumental, ao vivo se tornou uma fúria de ritmos. O repertório da nova turnê conta com as clássicas e também com um material inédito, desenvolvido durante os ensaios da banda no próprio estúdio em Oxford. Ao todo são 75 músicas trabalhadas para os shows de 2012. Segundo o baterista Phil Selway, este projeto não é para promover o último disco, mas espera que “as pessoas se conectem com ele por meio disso”.

A maior novidade dos britânicos, entretanto, é a sua formação: seis integrantes, dois bateristas. Clive Deamer é novo músico do Radiohead. “Ter mais um músico para revisitar coisas antigas foi tão importante quanto compor coisas novas”, afirma o vocalista Yorke. A aparição-surpresa do novo parceiro da banda aconteceu em 2011, dando o toque final nas apresentações. Contudo, a sensação do Radiohead para este ano é de um grupo ansioso para conquistar o mundo novamente. “Jogar a rede, criar caos e confiar que algo sairá disso. Não entrar em pânico, simplesmente ter fé cega e seguir com todas essas peças. Estou procurando diamantes na sujeira”, finaliza Yorke.

Rolling Stone Brasil traz grandes novidades do cenário da música nacional

Novos projetos de Gilberto Gil, Legião Urbana e Zeca Baleiro são destaques da edição de maio da revista

São Paulo, maio de 2012 – Além da capa com a banda britânica Radiohead e um perfil com a atriz Tatá Werneck, a Rolling Stone Brasil de maio está cheia de grandes novidades. Com uma apresentação marcada para o fim deste mês, o ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, completará seus 70 anos em grande estilo. Também assoprando velinhas, a banda Legião Urbana festeja o 30º aniversário de criação com vários eventos comemorativos planejados para este ano. Já para o maranhense Zeca Baleiro a celebração é outra: o lançamento do seu mais novo CD.

Para comemorar sete décadas de vida, o ex-ministro e músico Gilberto Gil deixa de lado sua característica agitada para tocar ao lado de uma orquestra. Considerada como uma “camerata pop”, o repertório da apresentação conta com canções do próprio Gil e de seus amigos Caetano e Tom Jobim.

A data marcada é o dia 28 de maio no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a participação especial da Orquestra Petrobras Sinfônica. Durante o período de férias – junho e julho –, Gil se apresentará em Londres e na Suíça. Para o Natal, os fãs serão presenteados com a gravação deste show em CD e DVD. “Acabou se tornando uma comemoração para a imprensa, para os fãs e para os amigos. Então, já que é assim, vamos fazer uma grande festa de aniversário”, comenta brincando.

No embalo dos aniversários, a banda Legião Urbana festeja seus 30 anos de existência. O filho do vocalista Renato Russo, Giuliano Manfredini, planeja vários projetos para celebrar a data: shows, DVDs e filmes. Já os integrantes Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá realizarão uma apresentação com o ator Wagner Moura no vocal. Prevista para o fim deste mês, em São Paulo, o peculiar show será exibido pela MTV e gravado em DVD. Villa-Lobos não esconde a ansiedade de voltar aos palcos com o amigo. “Temos a ideia de visitar algumas poucas cidades, tocando com orquestras sinfônicas locais e diferentes cantores”, comenta.

Com outro tipo de celebração, o cantor Zeca Baleiro prepara um grande presente aos seus fãs: o lançamento do álbum O Disco do Ano, ainda sem data definida. “Eu questiono esse poder que o jornalista tem de criar listas, fazer eleições e o quanto isso pode ser definidor de uma geração. Mas é tudo uma brincadeira, uma provocaçãozinha”, finaliza explicando a identidade do disco.

Outros destaques
A Rolling Stone Brasil conta ainda com entrevista exclusiva com o ator norte-americano Will Smith, estrela de MIB- Homens de Preto III, que chega aos cinemas neste mês. Os bastidores do show Elvis Presley In Concert, também são destaques da revista.

Sobre a Rolling Stone
Fundada em 1967 por Jann Wenner (publisher até hoje) e Ralph J. Gleason, a Rolling Stone nasceu no fervor da contracultura hippie dos anos 60. Numa época em que as revistas em circulação desprezavam a cena musical, foi o primeiro veículo a tratar o assunto seriamente. Logo se tornou conhecida por permitir a livre expressão tanto do artista quanto de seus jornalistas, fazendo história com artigos pungentes sobre sexo, drogas, comportamento e política sem rabo preso. No Brasil a publicação está sob a responsabilidade da Spring Publicações.
.
.
.
Aprenda a divulgar o seu trabalho:

Cover_front_medium

Nenhum comentário: