quinta-feira, 19 de setembro de 2013

EXPOMUSIC 2013



Este ano a Expomusic que iniciou em 18/09/2013, cada vez maior e até o final da temporada, espera gerar mais de 500 horas de atrações entre stands e palcos. Logo de cara, ao chegar à maior feira de instrumentos musicais do país, o visitante se depara com uma banda tocando no Hall de entrada.

 O concurso cultural Quer Tocar no Music Hall? elegeu: Makinaria Rock (Itapevi/SP), Rural Willys (Monsenhor Paulo/MG), Sharyot (São Paulo/SP), Barbas de Netuno (Mogi das Cruzes/SP) e Gaijin Sentai (Caraguatatuba/SP). Os grupos se juntam a outros 25 e se apresentam de 20 a 22 no palco oficial da EXPOMUSIC. Os 30 shows, em alusão às três décadas de aniversário da feira, têm duração de até 45 minutos, com 15 de intervalo entre um grupo e outro.

Entre os demais nomes confirmados, destaque para os guitarristas das bandas Angra e Dr. Sin, Kiko Loureiro e Edu Ardanuy; para a banda Noturnall (ex-Shaman); e para o músico Pepeu Gomes, que já foi considerado pela revista americana Guitar World, em 1988, um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria “World Music”.

 O Music Hall ainda terá as apresentações do Observatório Musical Tom Jobim, Grupo Graçatom – JOG Vibratom, B.R.O. Orquestra, São Paulo Ska Jazz, Marcinho Eiras, Aquiles Priester e Marcio Sanches; e bandas Cidadão Cósmico, T – Ale, Valentine, Segundo Início, Korzus, Crat’s, Dejavu, Golpe de Estado, New Girls, EX4, Mindflow e Vocálico.

 Todos os ritmos são bem-vindos no Music Hall, que conta com um palco de 14 metros de frente montado com equipamentos da mais alta qualidade de som e iluminação. O espaço dispõe ainda de camarins e capacidade para receber até mil pessoas na plateia. Se depender do volume de negócios previsto para a Expomusic 2013, o mercado de instrumentos musicais e acessórios deve continuar em crescimento.

 A expectativa é que a 30ª edição da Feira Internacional da Música, que acontece de 18 a 22 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, gere algo em torno de R$ 280 milhões em negócios. O setor (nacional + importado) deve faturar R$ 700 milhões em 2013, crescimento de 12% sobre 2012, segundo estimativas do presidente da Abemúsica – Associação Brasileira da Música, Synésio Batista da Costa.

 Em 2011 o mercado movimentou R$ 600 milhões, com crescimento de 9% sobre 2010. No mesmo embalo segue o varejo de instrumentos musicais, que, com cerca de 1.000 pontos de venda espalhados por todo o País, mantém faturamento anual acima de R$ 1 bilhão. Apesar do crescimento, indústria e comércio seguem adotando ações para driblar as oscilações de um mercado em que os fabricantes nacionais representam 10% da composição do faturamento anual. Nesse contexto, a Expomusic desempenha papel estratégico.

 Mais que termômetro do setor, a feira, por reunir fornecedores, lojistas e consumidor final, abrange toda a cadeia do mercado de instrumentos, apostando numa interação entre os visitantes e numa grande variedade de instrumentos. Por falar em público final, no mercado de instrumentos musicais, os músicos e fãs de rock compõem o grupo dos maiores públicos consumidores, seguidos pelos evangélicos e músicos e fãs de pagode.

 Promovida pela Abemúsica e Francal Feiras, a Expomusic 2013 terá os dois primeiros dias dedicados exclusivamente a profissionais do setor, já o público pagante terá de 20 a 22 para conhecer esse universo. A feira reúne mais de 200 expositores de instrumentos musicais, acessórios, som profissional e iluminação, além de edições musicais e estruturas de palcos e iluminação, bem como extensa agenda de shows, workshops e tarde de autógrafos com músicos renomados.

 A programação musical oficial da feira acontece no Music Hall, espaço desenvolvido com o objetivo de abrir canal para músicos de todos os estilos e de todo o País. São apresentações de bandas, orquestras, instrumentistas, cantores e alunos de escolas de música de hora em hora, com estilos que vão do heavy metal ao erudito.

 Nos estandes, os visitantes podem acompanhar uma ampla grade de atrações. Ano passado foram mais de 140 artistas e as atrações chegaram a 500 horas. Na Expomusic, lojistas, músicos, outros profissionais do setor e público em geral têm acesso também a novos softwares, sofisticados afinadores de instrumentos, fones de ouvido com cabos removíveis e pedais desenvolvidos com alta tecnologia, além de inovadores produtos para limpeza, manutenção e proteção de instrumentos musicais, num contexto em que o evento antecipa tudo que há de mais moderno no cenário da indústria musical.

A Ordem dos Músicos do Brasil está localizada nas Ruas M 8 ou N 8 com uma equipe para consultoria e informações para os músicos trabalhadores.

 Quem estiver longe e não puder visitar a feira, será uma pena, mas conferir todas as novidades dos fabricantes no site do evento, acessando: http://www.expomusic.com.br/2013/noticias.asp

Data: 18 a 22 de setembro de 2013
Horários: das 11h às 21h (dia 22, das 11h às 19h).
Dias 18 a 19, a feira é restrita a profissionais do setor com convite ou crachá.
Dias 20 a 22, o evento é aberto ao público em geral mediante compra de ingresso.
Ingressos: R$ 20,00.
Entram sem pagar nesses dias somente compradores e músicos com crachá.
Crianças com idade até 12 anos, maiores de 60 anos e deficientes físicos têm acesso gratuito.
Local: Expo Center Norte Promoção: Francal Feiras
Patrocínio: Abemúsica – Associação Brasileira da Música
nformações pelo telefone: (11) 2226-3100
www.expomusic.com.br
Twitter: @feiraexpomusic
Facebook: Feira Expomusic Google +: Expomusic

Nenhum comentário: