quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Rock in Rio anuncia dia dedicado ao Pop

Agora é oficial: Elton John, Rihanna, Katy Perry e Claudia Leitte tocam no 1º dia do festival

O público que comparecer ao primeiro dia do Rock in Rio terá a oportunidade de assistir quatro das maiores estrelas da cena pop internacional e nacional. Dia 23 de setembro, o Palco Mundo recebe o ícone britânico Elton John, as novas divas Katy Perry, dos Estados Unidos, e Rihanna, de Barbados – as duas pela primeira vez no Brasil –, e a brasileira Claudia Leitte.
Posteriormente, será anunciado um show especial para abertura oficial do evento nesta mesma data. Quem quiser ficar informado pode acompanhar tudo por meio do site e das redes sociais do Rock in Rio, como Twitter – que já conta com mais de 121 mil seguidores –, Facebook (112 mil fãs) e Orkut (40 mil membros), entre outras.

Elton John

Elton John tem um apetite tão grande por novos desafios que é difícil resumir seu currículo. É cantor, compositor, hitmaker, ganhador de prêmios como Grammy, Oscar, Tony e BRIT, filantropo, Sir condecorado pela Rainha da Inglaterra e, recentemente, até mesmo editor-chefe de jornal The Independent no Dia Mundial da Luta Contra a Aids -, além, é claro, de um dos maiores vendedores de álbuns da história da música, com mais de 250 milhões de discos comercializados no mundo inteiro, 35 Discos de Ouro e 25 de Platina.
Em seus mais de quarenta anos de estrada, Elton John não desperdiçou um dia de trabalho, se transformando em um dos maiores astros internacionais da música, aclamado tanto pela crítica quanto pelo público. O sucesso veio no fim 1970 e início de 71, com o seu segundo álbum, Elton John, que, capitaneado por “Your Song”, projetou o músico internacionalmente. Esse era apenas o começo de uma longa carreira, que, de 1970 a 1995, veria John emplacar pelo menos um hit por ano no Top 40 da parada da Billboard. Entre os clássicos do cantor estão “Rocket Man”, “Tiny Dancer”, “Goodbye Yellow Brick Road’, “Nikita”, “Don't Let the Sun Go Down On Me”, “Sorry Seems to be the Hardest Word”, “Sacrifice”, “I Guess That's Why They Call It The Blues”, “I'm Still Standing” e “Candle In The Wind” – que, originalmente composta para Marilyn Monroe, foi transformada em hino para a Princesa Diana no ano de sua morte, em 1997. Do seu extenso currículo, ainda vale destacar trabalhos como a coautoria e participação na canção “Whatever Gets You Through The Night”, de John Lennon, em 1974, a trilha sonora da versão da Disney para O Rei Leão (1994) composta em parceria com o letrista Tim Rice – “Can You Feel The Love Tonight” rendeu a John seu primeiro Oscar por Melhor Canção Original –, a trilha do musical Billy Elliot, entre muitos outros. Em outubro do ano passado, Elton John lançou em colaboração com o lendário músico americano Leon Russel o CD The Union. Produzido pelo premiado T Bone Burnett, o álbum marca a primeira vez que os dois ícones trabalham juntos desde 1970 e traz composições de John com o letrista e parceiro de longa data Bernie Taupin, além de participações especiais de Neil Young  Brian Wilson.
Os números de vendas dos produtos do Elton John no país comprovam o sucesso do britânico entre o público brasileiro. De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD), o músico já conquistou um Disco de Platina e seis de Ouro (o mais recente em 2009, com mais de 30 mil cópias comercializadas da coletânea Rocket Man), além de três certificações de ouro e três de platina com DVDs.
 
Katy Perry 
Jovem californiana dona de um dos maiores sucessos da última década, a música “I Kissed a Girl”, Katy Perry virou sensação na cena pop, conquistando milhares de fãs não apenas em casa, nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro, inclusive no Brasil, que agora tem data marcada para receber pela primeira vez o show da cantora. A americana – que ganhou em 2010, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de mulher mais sexy do mundo, em eleição realizada pela revista masculina Maxim – sobe ao Palco Mundo pronta para mostrar ao público a irreverência que já virou sua marca registrada, levando a cantora a se transformar nesse fenômeno que extrapola a música e influencia até mesmo o modo de se vestir dos seus fãs.
O sucesso veio no verão de 2008, quando Katy Perry alcançou o topo das paradas das rádios em 20 países com o seu primeiro hit, “I Kissed a Girl”, do álbum de estreia One Of The Boys que, lançado no mesmo ano, vendeu cinco milhões de cópias no mundo inteiro. Desde então a cantora não parou mais. Conquistou de vez os fãs com a divertida “Hot N´ Cold” e a romântica “Thinking of  You”, do mesmo disco, recebeu duas indicações ao Grammy, entre outros prêmios, e, em maio de 2010, voltou a dominar o cenário musical com o single “California Gurls”, uma saudação aos dias ensolarados da Califórnia com participação do rapper Snoop Dogg. A canção faz parte do seu segundo e mais recente CD, Teenage Dream, lançado em agosto do ano passado. Com músicas românticas e dançantes, como a faixa-título e “Firework”, o trabalho assumiu o primeiro lugar da lista da Billboard em sua primeira semana de venda, com mais de 192 mil unidades comercializadas nos Estados Unidos.
 
Rihanna  
Primeira artista da década de 2000 a emplacar seis sucessos no primeiro lugar da parada Hot 100 da Billboard – hoje já são oito –, Rihanna saiu da ilha caribenha de Barbados para se tornar um dos nomes mais emblemáticos da cena da música pop. Nos últimos cinco anos, lançou um hit atrás do outro e vendeu mais de 25 milhões de discos no mundo inteiro. A confirmação do primeiro encontro da jovem com o público brasileiro chega após muita expectativa gerada pela cantora ao escrever, em dezembro, "Brasil, estamos nos preparando para 'arrebentar' para vocês. Tenho esperado por isso há tempos, vai ser épico!!" em seu perfil oficial no Twitter (no começo do mesmo mês, Rihanna estreou o topo do Social 50, novo ranking da Billboard que lista os artistas mais populares nas redes sociais da internet).
Rihanna começou a se estabelecer como popstar no verão de 2005, com "Pon de Replay", o primeiro de uma extensa lista de hits que seriam lançados ao longo dos cinco anos seguintes. Para citar apenas alguns: “S.O.S.”, “Unfaithful”, "Umbrella", “Shut Up and Drive”, “Hate That I Love You” (com Ne-Yo), “Don’t Stop the Music”, “Take a Bow”, “Disturbia”, “Rude Boy” e “Love the Way You Lie”, com o rapper Eminem. Sua discografia inclui os álbuns Music of the Sun (2005), A Girl Like Me (2006), Good Girl Gone Bad (2007) – que, de acordo com dados da Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD), teve mais de 120 mil cópias comercializadas no Brasil, conquistando Platina Duplo – e Rated R (2009), além de Good Girl Gone Bad: The Remixes (2009) e Rated R: Remixed (2010). Em novembro do ano passado, Rihanna lançou mundialmente seu quinto disco de estúdio, Loud, com sucessos como “What’s My Name” e “Only Girl (In the World)”, que alcançaram, respectivamente, o primeiro lugar nas paradas musicais Hot 100 e Hot Dance da Billboard. Além da carreira musical, Rihanna – indicada ao Grammy 2011 em quatro categorias – se dedica a sua estreia no cinema em “Battleship”, filme previsto para 2012.

Claudia Leitte 

Conhecida como uma das maiores estrelas da cena pop nacional – chega a atrair aos seus shows mais de três milhões de pessoas por ano e tem mais de 1,3 milhão de seguidores no Twitter –, Claudia Leitte se prepara para sacudir o primeiro dia do Rock in Rio 2011. O sucesso de Claudinha – como é carinhosamente chamada pelos fãs – começou a ser traçado em 2001, quando fundou o  Babado Novo. Ao lado do grupo, a cantora lançou cinco álbuns e uma série de hits ("Canudinho”, "Lirirrixa" e "Eu Fico", para citar apenas alguns), se transformando em um dos maiores fenômenos do axé music na primeira década dos anos 2000. Em 2007, chegou a hora de seguir sozinha, e no ano seguinte, Claudia Leitte lançou seu primeiro trabalho solo, o CD e DVD Ao Vivo em Copacabana, que, gravado no cartão-postal carioca com a presença de quase um milhão de pessoas, conquistou Disco de Ouro (CD) e Platina Dupla (DVD). Agora, Claudia colhe os frutos do disco As Máscaras, o primeiro solo gravado em estúdio, lançado no ano passado. Indicado ao Grammy Latino 2010 na categoria Melhor álbum Pop Contemporâneo, o CD traz uma mistura de estilos, com elementos do reggae, kuduro (ritmo angolano), samba e rock, entre outros. Além da faixa-título, o repertório apresenta canções como "Famo$a" – versão de "Billionaire", de Travie McCoy, do Gym Class Heroes – e “Água”, que acaba de ganhar clipe e promete ser o grande hit do verão e Carnaval baiano.
O sucesso de Claudia Leitte ultrapassa as fronteiras brasileiras, com apresentações nos Estados Unidos, Inglaterra e Portugal. A passagem pelo território norte-americano rendeu um encontro com o porto-riquenho Ricky Martin e a parceria “Samba”, música que faz parte do próximo álbum do cantor. Já no aquecimento para o Rock in Rio, a cantora está com nova turnê: Claudia Leitte Tour, lançada em apresentação de Réveillon realizada em Salvador.
  
Música e muito mais 
Com cada dia destinado a um estilo, o Rock in Rio é um festival para todas as tribos. A lista de nomes já confirmados pela organização para o Palco Mundo inclui: Red Hot Chili Peppers, Coldplay, Snow Patrol, Stone Sour, Metallica, Motörhead, Slipknot, Coheed and Cambria, Capital Inicial, Skank e NX Zero. Já o Palco Sunset, que receberá todos os dias quatro encontros especiais entre artistas consagrados e novos nomes da cena musical nacional e internacional, tem confirmado no line-up Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes, que se apresentarão juntos em data a ser definida, Sepultura, Angra, Tulipa Ruiz, Cidadão Instigado, Marcelo Camelo, Orkestra Rumpilezz e Céu, que terão os seus parceiros e datas anunciados nos próximos meses. Novas atrações serão divulgadas em breve, reunindo mais uma vez os maiores nomes do rock e do pop mundial ― nacionais e estrangeiros, clássicos e contemporâneos ―, no maior evento de entretenimento e música do planeta. Serão 14 horas de festa por dia, com shows no Palco Mundo, Sunset, Eletrônica, Rock Street, e ainda roda-gigante, montanha russa, free fall, tirolesa, um shopping com 30 lojas, entre muitas outras novidades que transformarão a Cidade do Rock num verdadeiro parque de diversões para todas as idades. 
Começam as obras de construção da Cidade do Rock

No dia 9 de dezembro do ano passado, foi dado início à construção do Parque Olímpico Cidade do Rock, com a presença da vice-presidente executiva do Rock in Rio, Roberta Medina, do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, entre outras autoridades. Agora, a cidade passa a ter um espaço permanente para receber grandes eventos, com um impacto direto em áreas como a de hotelaria e turismo.
Localizado em frente à antiga Cidade do Rock na Avenida Salvador Allende, o Parque de 150 mil metros quadrados será inaugurado no ano que vem com a realização do Rock in Rio 2011 e abrigará ainda pelo menos outras duas edições do festival, em 2013 e 2015. Além disso, o espaço será destinado ao lazer dos atletas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Para isso, a prefeitura vai investir R$ 37 milhões nas obras, que devem ser finalizadas em nove meses, sendo os últimos três dedicados a preparar a área para receber o Rock in Rio.

Sobre o Rock in Rio 

O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento de todos os tempos, contando com nove edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha. O festival reuniu mais de 5 milhões de pessoas, que aplaudiram, ao vivo, 656 bandas. Foram mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 80 países. Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções.
O festival acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro deste ano, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
 
Por Um Mundo Melhor  

Há 10 anos, o Rock in Rio assumiu a responsabilidade de também ser um veículo de comunicação para causas socioambientais com a criação do projeto Por Um Mundo Melhor. Em nove edições, milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, foram beneficiadas pelos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas pelos parceiros, que somam mais de 5 milhões de euros. Entre as ações desenvolvidas foram plantadas mais de 40 mil árvores; foram construídos uma escola, na Tanzânia, e um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas públicas, em Portugal; e montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais. Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — com auditoria da Delloite — e investiu num plano de redução de emissões, que incluiu a elaboração de um manual de boas práticas para patrocinadores e fornecedores, o qual vem sendo aperfeiçoado a cada edição e é utilizado até hoje em todos os países onde é realizado.

Nenhum comentário: