quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

XVI ENCONTRO DE DIRIGENTES DE CULTURA

Apresentação do Ballet Folclórico da Abaçaí Cultura e Arte - Foto: Claudia Souza





















O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria do Estado da Cultura promoveu em 19 de fevereiro o XVI Encontro de Dirigentes de Cultura, no Teatro Sérgio Cardoso, localizado no bairro Belo Vista em São Paulo.

O evento reuniu aproximadamente 700 dirigentes culturais de várias cidades, para as apresentações dos programas desenvolvidos em todas as unidades da Secretaria. Após o café da manhã, a dupla de viola caipira Jackson Rinaldi e Marcos Azevedo, executou o Hino Nacional e logo em seguida, os convidados prestigiaram um pocket show do Ballet Folclórico da Abaçaí Cultura e Arte.

Jackson Rinaldi e Marcos Azevedo
A abertura foi realizada pelo Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo, que agradeceu a presença dos prefeitos Neusa Lopes da Costa Joanini (PSDB) de Nova Independência, Jamil Seron (PSDB) de Tabapuã, Ricardo da Silva (PV) de Santo Antonio da Alegria, Isaías Leão de Souza (PSL) de São Simão, Terezinha Rodrigues Lima (PDT) de Mirassolândia, Rodrigo Siqueira da Silva (PSDB) de Florínea, Edgar de Souza (PSDB) de Lins, entre outros, aos técnicos e dirigentes da Associação Paulista Amigos da Arte e Abaçai Cultura e Arte, parceiros na organização do encontro. 

Secretário Marcelo Mattos Araújo - Foto: Claudia Souza
 “O Governo do Estado de São Paulo investe muito em cultura, mesmo assim, jamais terá a capacidade de atender todos os anseios da população paulista. Seguindo uma diretriz estabelecida pelo Governador Alckimin, buscamos inserir os municípios na formulação das nossas ações, para compreendermos o contexto de cada região do estado. Esse relacionamento é fundamental para que possamos chegar às cidades com ações de qualidade, que levem em consideração todas as suas características. A colaboração dos municípios é também imprescindível para a execução das nossas ações. Há várias formas de realizar parcerias e inúmeras possibilidades de contrapartida. Temos atualmente vários programas como a Virada Cultural, Revelando São Paulo, Circulando São Paulo, Projeto Guri e as disposições itinerantes realizadas pelo SISEN. Para citar mais um exemplo, teremos este ano o Projeto Estação da Língua, no Museu da Língua Portuguesa, que realizará exposições na cidade de Santos, Sorocaba, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Registro e São Bernardo do Campo, os quais, obviamente, esperamos contar com o apoio de todas essas prefeituras. Este ano vamos ampliar os canais de comunicação existentes, inclusive por meio do nosso site institucional. Com o projeto piloto, vamos criar uma sessão específica, com informações sobre os programas de difusão cultural de interesse dos “Municípios, além de um questionário eletrônico, que vai nos ajudar a mapear os potenciais e as necessidades de cada cidade neste campo.” Declarou o Secretário.

Para realizar a apresentação geral sobre a estrutura da Secretaria de Cultura e as atividades desenvolvidas com foco no interior e litoral, foram convidadas à mesa as coordenadoras das cinco unidades que compõem a Secretaria: Maria Thereza Bosi de Magalhães (Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural - UFDPC); Claudinéli Moreira Ramos (Unidade Preservação do Patrimônio Museológico – UPPM); Renata Bittencourt (Unidade de Formação Cultural – UFC); Adriana Ferrari (Unidade de Bibliotecas e Leitura) e representando a coordenadora Valeria Rossi (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico), Ana Luiza Martins (Diretora do Centro de Estudos e Inventários e Conselheira do CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico).

No segundo período, foram discutidas as ações do ProAC – Programa de Ação Cultural e o modelo de gestão por organizações sociais que o Estado adotou em 2004 que trouxe resultados positivos. O Secretário Adjunto Sérgio Tiezzi, comentou o funcionamento das emendas parlamentares, que são uma fonte de recursos financeiros muito importantes para a execução dos projetos municipais.

Todas as oradoras incentivaram a ‘parceria’ dos Dirigentes Culturais dos municípios, a fim de aumentar a rede de colaboração entre a equipe e sugeriram a interação com os comerciantes e potenciais patrocinadores regionais divulgando a lei do ICMS.

A Unidade de Formação Cultural – UFC engloba a música, leitura, circo, artes visuais, dança, teatro e multimeios. Tem por objetivo potencializar a dimensão criativa dos indivíduos propiciando situações de investigação, aprendizado e experimentação no campo da arte e da cultura. As ações de formação constroem caminhos para a transformação dos modos e hábitos resultantes do contato com a arte pelos indivíduos, ampliando o universo cultural dos diversos públicos, são elas:

Programa Fábricas de Cultura:

Dirigido a jovens e crianças com vivência em Atêlies de Criação, Trilhas de Produção, Projeto Espetáculo e Aprofundamento em Dança, Núcleo Luz (formação profissional de bailarinos), leitura, inserção digital, pesquisa e atividades em grupo. Até o final de 2013 serão dez unidades que atenderão 1,8 milhões de pessoas.

Parceria: Poiesis e Catavento Cultural
SP Escola de Teatro

Oferece cursos regulares de atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, humor, iluminação, sonoplastia e técnicas de palco. Fornece mais de 1500 bolsas, ações de intercâmbio nacional e internacional, assim como o apoio dado aos aprendizes para a sua inserção no mercado de trabalho. A SP publica semestralmente a Revista Alberto, dedicada exclusivamente ao Teatro.

Oficinas Culturais

Com o objetivo de formar novos públicos, capacitar pessoas que trabalham diretamente com cultura e colaborar para a pesquisa e experimentação das diversas linguagens artísticas, fornece 06 oficinas na Grande São Paulo, 15 no interior e litoral, atendendo ao todo 321 municípios.  No ano passado, contemplou 99 mil pessoas em cursos de artes plásticas, história em quadrinhos, cinema, teatro, dança, circo, literatura, música, audiovisual, entre outros.

Conservatório de Tatuí

O Conservatório de Tatuí é a maior escola gratuita de ensino musical da América Latina. Suas instalações são consideradas as melhores do Cone Sul. Possui 56 cursos atendendo aproximadamente 2400 alunos. Em 2012 ofereceu 158 bolsas de estudos e realizou atividades extracurriculares como workshops, masterclasses, palestras, festivais, encontros, concertos e espetáculos. As apresentações dos grupos pedagógico-artísticos atingiram 110 mil pessoas.

Projeto Guri

Promove a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio do ensino coletivo de música. Em 2012 atendeu 48 mil alunos na faixa etária de 6 a 18 anos, distribuídos na região metropolitana, interior, litoral, entidades como a Fundação Casa, com cursos de iniciação e teoria musical, coral, instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão.

Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP)

Atua na área do ensino de música erudita e popular, atendendo gratuitamente alunos na Formação Continuada, Avançada e nos Cursos Livres. Os grupos jovens da Secretaria de Estado da Cultura, Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Jovem Tom Jobim, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e o Coral Jovem do Estado de São Paulo.

Contato:

Coordenação da UFC – Renata Bittencourt
E-mail: ufc@cultura.sp.gov.br
Tel: 11 2627-8152
www.cultura.sp.gov.br


Nenhum comentário: