quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ANTONIO AGUILLAR é paraninfo em cerimônia de novos afiliados da OMB/CRESP

Nesta tarde (20/02) foi realizada uma cerimônia de entrega das carteiras da Ordem dos Músicos do Brasil aos seus novos afiliados.

O paraninfo convidado foi o radialista ANTONIO AGUILLAR, precursor da Jovem Guarda, que apresenta todos os domingos na Rádio Capital o programa Jovens Tardes de Domingo.

Os músicos afiliados na OMB receberam durante a cerimônia os documentos de identificação profissional reconhecidos juridicamente, válidos em todo o território nacional e que comprovam a profissão definida e regulamentada de acordo com a Lei Federal 3857/60.

Novos afiliados da OMB/CRESP em confraternização após entrega de carteira funcional - Foto: Claudia Souza

Durante a entrega, em seu discurso, o Professor Roberto Bueno, presidente da OMB/CRESP, ressaltou a importância da união dos músicos no esforço em valorizar o seu trabalho, com o requerimento da nota contratual e negação aos "trabalhos" gratuitos, a fim de garantir maior segurança em sua prestação de serviços e valorização da atividade profissional. Também apresentou as mais recentes conquistas em favor da categoria, como a recente parceria com o convênio odontológico MARKIODONTO que terá abrangência nacional, extensiva aos familiares por uma pequena mensalidade e a busca pelo apoio político aos seguintes Projetos de Leis:

- PLS 211/2010, da Senadora Maria Serrano, que concede seguro desemprego aos artistas, músicos e técnicos em espetáculos de diversões;

- PLS 1714/2011 do Deputado Federal Ratinho Junior, que trata da saúde ocupacional do músico e da insalubridade em razão da profissão;

- PL 2094/2007, do Deputado Gilmar Machado, que disciplina o couvert artístico e dá outras providências (atual 246/2009, recentemente objeto de audiência pública para discussões);

- PLS 345/2006 proposto pelo Senador Cristóvão Buarque, que concede isenção dos impostos de importação, PIS/PASEP e COFINS (Importação) aos instrumentos musicais, suas partes e acessórios e 

- PLS 470/2010 do Deputado Estadual - SP Rodolfo Costa e Silva, que autoriza o Poder Executivo a criar linha de crédito especial para aquisição de instrumentos musicais, nacionais e importados, destinados aos músicos do estado de São Paulo.

Além da luta supracitada, Roberto Bueno descreveu a importância da busca e apoio às propostas de Projetos de Lei ou Decretos que concedem isenção ou redução de ICMS para aquisição de instrumentos musicais para os músicos filiados assim como acontece com os taxistas. Uma dessas é a que o Deputado Marcos Neves apresentou no mês de maio/2012 ao governador do Estado de São Paulo. Mencionou também a necessidade de apoio aos que permitam que bacharéis e técnicos em música, mesmo sem licenciatura plena, possam dar aulas nas escolas de ensino fundamental e médio, a fim de suprir a demanda de vagas emanadas com o advento da Lei Federal que torna obrigatório o ensino de música. 

Entre as metas para 2013 estão a criação de postos de atendimento da OMB em escolas de música oficializadas a fim de facilitar o acesso dos músicos residentes em outros municípios; implantação do consultório de psicologia na sede em São Paulo; extensão dos cursos gratuitos da OMB-CRESP (teoria musical, solfejo, coral, técnica vocal, musicografia braille, edição de partituras, entre outros) e cursos à distância.

No site da OMB/CRESP (www.ombsp.org.br) já estão disponíveis a rede social, "Guia da Música ao Vivo" aonde os contratantes poderão encontrar os afiliados cadastrados e o "Portal do Músico", disponíveis com filtro de pesquisa seguimentados por especialidade e região.

O Paraninfo do evento, Antonio Aguillar é escritor, jornalista, radialista e fotógrafo. Ao longo de sua carreira, lançou e divulgou na mídia profissionais como Roberto Carlos, Jerry Adriane, The Clevers, entre outros. Ao entregar os diplomas e carteiras aos novos afiliados, mencionou a importância de se fazer parte de um grupo seleto de artistas valorizados no mercado e a preocupação que cada músico ou artista deve ter em seguir sua carreira baseado num comportamento profissional junto aos seus contratantes. Demonstrou imensa alegria e fez questão de saber quais as especialidades de cada artista que prestigiou no evento.

Aos domingos, ANTONIO AGUILLAR ( www.antonioaguillar.com ) apresenta o programa "Jovens Tardes de Domingo" na Rádio Capital AM ( www.radiocapital-1040.com.br ) que vai ao ar das 11h30 às 13h00.

FOTOS E REPORTAGEM: CLAUDIA SOUZA




































































Nenhum comentário: