domingo, 27 de setembro de 2009

Projeto de Música Instrumental volta a passear pelo Brasil em outubro

Aracaju, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre serão brindadas com shows até dezembro

Patrocinado pela Petrobras Distribuidora, o Circular BR prossegue com a proposta de levar pelo Brasil afora a música instrumental de qualidade. Em outubro, artistas de expressão da música instrumental brasileira sobem aos palcos de nordeste a sul do país, para firmar mais um vez o compromisso de apresentar a perfeita harmonia entre diferentes estilos.
Desde sua criação, em 2006, o projeto tem levado músicos dos mais variados sotaques a diferentes cidades do Brasil. "A proposta do Circular BR é apresentar a diversidade da música instrumental brasileira com o intercâmbio de músicos e palcos", ressalta o músico Marcelo Guima, responsável pela coordenação geral e direção artística do projeto que ganhou destaque pelos Estados por onde passou.
Nesta 6ª edição, que tem início em outubro, músicos e convidados se apresentam em 12 shows que percorrem as capitais Aracaju, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba. Guinga será o convidado do saxofonista Zé Nogueira, no show que abre a temporada do Circular BR de 2009. Na segunda rodada, destaque para o chorinho, com Luciana Rabello e Maurício Carrilho, que convidam o músico Déo Rian ao palco. E para encerrar com chave de ouro esta edição, Marcell Powell, o filho de Baden, recebe ao palco Victor Biglione.
Além de formar público e promover o intercâmbio cultural entre músicos e platéia, o Circular BR propicia que a música instrumental brasileira continue a caminhar pelo País.
Nas edições anteriores, o inusitado projeto caminhou por cidades dos Estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe e Espírito Santo. A idéia central é sempre contemplar artistas que reflitam as peculiaridades da música instrumental com seu próprio sotaque. "Queremos promover a troca de experiências e de cultura", afirma Marcelo Guima, da Arko Produções, que assina o projeto desde sua criação.

Sobre os músicos

Zé Nogueira Quarteto

Carioca, Zé Nogueira iniciou sua carreira profissional na década de 70. O saxofonista cursou o Conservatório Brasileiro de Música (RJ), a Escola Nacional de Música da UFRJ e a Berklee College of Music (Boston). Participou, como instrumentista, de musicais como "Gota d´água", "Ópera do malandro" e "O Rei de Ramos", todos de Chico Buarque. Integrou a Orquestra Sinfônica da UFRJ. Atua em shows com artistas como Edu Lobo, Djavan, Chico Buarque, Zezé Mota, Simone, Zizi Possi, Marcos Ariel, Victor Biglione, Rique Pantoja, Zé Renato, Verônica Sabino, Leila Pinheiro, Toninho Horta, Flavio Venturini, Cristóvão Bastos e Luciana Rabello. Participou dos festivais de Varadero, Cuba; Montreux, Suíça; Kool Jazz Festival, Nova York; Pentax, Tóquio; Jazz a Juan, França. Produziu, em parceria com Victor Biglione, a trilha sonora do filmes "Faca de dois gumes", de Murilo Salles, e, em parceria com Cristóvão Bastos, a trilha sonora do filme "Mauá - O Imperador e o Rei", de Sérgio Rezende. Liderando um quinteto formado por Jorge Helder (baixo), Jota Moraes (vibrafone), Jurim Moreira (bateria) e Ricardo Silveira (guitarra), lançou o CD instrumental "Carta de Pedra - A Música de Guinga" (2008), com 12 composições de Guinga.
No Circular BR 2009, Zé Nogueira toca ao lado de Jurim Moreira (bateria), Guto Wirtti (contrabaixo acústico), Jorge Helder (contrabaixo acústico) e Ricardo Silveira (guitarra).

Guinga


Carioca, alterna o trabalho de compositor e violonista com o de dentista, sua profissão original e que continua exercendo. Suas primeiras composições gravadas foram "Conversa com o Coração" e "Maldição de Ravel", ambas em parceria com Paulo César Pinheiro e lançadas em 1973. Em 1979, Elis Regina gravou no disco "Elis, Essa Mulher" sua música "Bolero de Satã". Nas décadas de 70 e 80, participou de gravações como violonista e, em 1989, fez o primeiro show, com Paulo César Pinheiro e Ithamara Koorax. Em seu primeiro disco, "Simples e Absurdo", lançado em 1991, contou com participações ilustres como Chico Buarque e Leny Andrade. Seus três CDs seguintes, "Delírio Carioca", de 1993, "Cheio de Dedos", de 1996, e "Suíte Leopoldina", de 1999, alternam faixas instrumentais e cantadas. "Suíte Leopoldina" foi considerado pelos jornais "O Globo" e "Jornal do Brasil" o melhor CD de MPB do ano. Depois de Paulo César Pinheiro, encontrou em Aldir Blanc um parceiro à altura e, da parceria, surgiu o repertório do disco "Catavento e Girassol", da cantora Leila Pinheiro, gravado em 1996.
*
Luciana Rabello e Maurício Carrilho Quarteto


Luciana Rabello

Iniciou sua carreira aos 15 anos, em 1976, no histórico conjunto ´Os Carioquinhas´, considerado um dos mais importantes de sua geração. Integrou a primeira formação da ´Camerata Carioca´, que abriu novos horizontes para a música instrumental no Choro. Nesses 24 anos de profissão, atuou ao lado de grandes nomes da música brasileira, tornando-se o cavaquinho mais requisitado por compositores e arranjadores como Francis Hime, Paulinho da Viola, Maurício Carrilho, Cristóvão Bastos e Radamés Gnattali. De Canhoto, cavaquinista do lendário Regional de Benedito Lacerda, recebeu a benção de ´legítima sucessora´. Em seu primeiro disco, Luciana Rabello gravou doze músicas inéditas, oito de sua autoria e quatro dedicadas a ela por diversos compositores.
*
Maurício Carrilho

Desde muito cedo se encantou pelo Choro. Mas ao invés de seguir os passos do tio, Altamiro, e do pai, Álvaro, dois flautistas, interessou-se pelas cordas e, mais tarde, especializou-se em violão de sete cordas, tendo como mestre as duas maiores referências neste instrumento: Dino 7 Cordas e Jaime Florence, o Meira e Radamés Gnatalli, seu mestre em liguagem musical brasileira. Na década de 70, apresentava-se no conjunto Os Carioquinhas ao lado dos irmãos Luciana e Raphael Rabello e desde então não parou mais de tocar, sempre ao lado de grandes músicos como Elizeth Cardoso, Chico Buarque, Francis Hime, Paulinho da Viola entre outros. Junto com a amiga Luciana Rabello fundou, em 1999, a Acari Records - primeira gravadora especializada no gênero musical Choro. O músico homenageou nomes como Leonardo Miranda, Joel Nascimento, Altamiro Carrilho, Anacleto de Medeiros com polcas dedicadas a cada um, além de uma valsa e três choros para Nailor Proveta, e um choro para Luciana Rabello.
Nesta edição do Circular BR, a dupla se apresenta ao lado do virtuoso Cristóvão Bastos (piano) e Pedro Paes (clarinete).
*
Déo Rian


Frequentava rodas de samba no Rio de Janeiro desde criança e logo se interessou pelo bandolim, sobretudo por influência da música de Jacob do Bandolim. Profissionalizou-se aos 18 anos, quando começou a tocar na Rádio Mauá. Após a morte de Jacob, passou o ocupar seu lugar como bandolinista do famoso conjunto Época de Ouro. Gravou dois LPs solo nos anos 70 e formou o próprio conjunto, Noites Cariocas, com quem gravou o disco "Inéditos de Jacob do Bandolim". Em 1982, lançou, no Japão, seu primeiro disco, "Ernesto Nazareth". Em turnê pelo Japão, Rian passou por cidades comode Tóquio, Osaka, Kioto, Kobe, Nagoya e gravou um CD para o mercado japonês. Em 1994, fez temporada em Santiago, no Chile. No ano seguinte, realizou sua terceira temporada no Japão. Gravou em 1996, um CD independente com seu filho Bruno Rian: "Choro em família". Seu CD " Inéditas de Jacob do Bandolim - Volume II - Déo Rian e Noites Cariocas" (2007), tem apresentação escrita por Sergio Cabral, e conta com arranjos de Critovão Bastos e Maurício Carrilho e participação de músicos como Dirceu Leite, Felipe Prazeres, Pedro Mibielli, Ivan Zandonade, Marcus Ribeiro.
*
*
Marcel Powell Trio


Nascido em Paris, em 1982, mas registrado como brasileiro, Marcel Powell Trio teve suas primeiras aulas de violão aos nove anos de idade, tendo Baden, seu pai, como professor. Com o pai gravou dois discos, "Baden Powell e filhos", aos 15 anos, e "Suite Afro-Brasileira", ambos ao lado do irmão, o pianista Philippie Baden. Este último lançado apenas no Japão, como seu primeiro solo, "Samba novo", registrado junto com os amigos, alguns filhos orgulhosos de renomados músicos, como Diogo Nogueira (filho de João), Claudia Telles (filha de Sylvia), Ana Martins (filha de Joyce) e Marcos Suzano. Na ordem, "Aperto de mão" seria seu quarto registro, mas é o primeiro em que ele se vê retratado com fidelidade. Marcel Powell apresenta-se ao lado dos mais renomados músicos brasileiros ou em show solo em turnês internacionais.
Para subir aos palcos do Circular BR, o músico vem acompanhado de Sandro Araújo (bateria) e Josias Pedrosa (contrabaixo).
Victor Biglione


Único brasileiro a participar do New York Guitar Festival (2002), nos EUA, o músico também consolidou, lá, a parceria com o ex-Police Andy Summers, gravando o segundo CD do duo, "Brazil Splendid", em Los Angeles. O trabalho reúne apenas clássicos a MPB com músicas de Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso e Cartola, entre outros. Biglione e Summers já haviam lançado o CD String of Desire (1998). Gravou também, ao lado de Cássia Eller, "Cássia Eller, Victor Biglione e Cássia Eller in Blues: If Six was Nine", um trabalho de Blues, Rock e Jazz, selecionado e reconhecido pelos críticos a nível internacional. Conquistou o Grammy Latino com "Crooner", gravado com Milton Nascimento. Com um estilo musicalmente eclético, que mistura bossa nova, rock, jazz e blues, Victor já tocou com mais de 300 nomes da MPB e da música internacional. Lançou 16 CDs solos ou duos em diversos países e ainda, outros dois pela Cor do Som, banda que integrou de 1982 a 1984.

Agenda de shows
Aracaju (SE)
Teatro Lourival Baptista
200 lugares
End.: Rua Laranjeiras, 2.037 - Getúlio Vargas
Tel: (79) 3179-7550 / 3179-7551 / 8821-3258
09/10/09 (sexta-feira), 20h - Zé Nogueira Quarteto
Convidado especial: Guinga
06/11/09 (sexta-feira), 20h - Luciana Rabello e Maurício Carrilho Quarteto
Convidado especial: Déo Rian
04/12/09 (sexta-feira), 20h - Marcel Powell Trio
Convidado especial: Victor Biglione

Rio de Janeiro (RJ)
CAIXA Cultural - Teatro de Arena
226 Lugares
End.: Rua Almirante Barroso, 25 - Centro
Tel.: (21) 2544-4080
13/10/09 (terça-feira), 19h30 - Zé Nogueira Quarteto
Convidado especial: Guinga
10/11/09 (terça-feira), 19h30 - Luciana Rabello e Maurício Carrilho Quarteto
Convidado especial: Déo Rian
08/12/09 (terça-feira), 19h30 - Marcel Powell Trio
Convidado especial: Victor Biglione

Porto Alegre (RS)
Teatro do CIEE
370 Lugares
End.: Rua Dom Pedro II, 861 Tel.: (51) 3363-1111
27/10/09 (terça-feira), 21h - Zé Nogueira Quarteto
Convidado especial: Guinga
17/11/09 (terça-feira), 21h - Luciana Rabello e Maurício Carrilho Quarteto
Convidado especial: Déo Rian
15/12/09 (terça-feira), 21h - Marcel Powell Trio
Convidado especial: Victor Biglione

Curitiba (PR)
Teatro do Paiol
220 lugares
End.: Largo Guido Viaro, s/nº - Zona O
Tel.: (41) 3213-1341 / (41) 3213-1340
29/10/09 (quinta-feira), 21h - Zé Nogueira Quarteto
Convidado especial: Guinga
15/11/09 (domingo), 20h - Luciana Rabello e Maurício Carrilho Quarteto
Convidado especial: Déo Rian
13/12/09 (domingo), 20h - Marcel Powell Trio
Convidado especial: Victor Biglione

Classificação Livre
Ingressos
R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia)
*
*
*
Publicidade:

*