quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A HISTÓRIA DA PERCUSSÃO

Dinho Gonçalves

Ao nos reportarmos à história do homem na Terra, fica claro que a percussão, como um som específico, praticamente nasceu com a raça humana. A história dos instrumentos musicais é tão antiga quanto a idade da pedra. Existem evidências substanciais sobre este fato como:
provas arqueológicas encontradas em escavações, objetos petrificados, etc.; representações de desenhos em cavernas e esculturas; inscrições em cascas de árvores e papiros preservados por povos primitivos.
Supostamente, o primeiro impulso sonoro do homem, pode ter sido o de bater palmas dentro de uma certa cadência rítmica ou a busca de reproduzir os sons que escutava na natureza.
Pedras encontradas em escavações, possuíam tamanhos semelhantes com formas convexas que adaptavam-se à empunhadura da mão humana.
Acredita-se que eram golpeadas uma à outra para produzir um som.
Antropólogos descobriram uma nova raça proveniente da Tanzânia, com aproximadamente dois milhões de anos, denominada de 'habilis'.
As pegadas descobertas, mostravam pés um ao lado do outro, revelando passos de dança, ao invés de caminhadas (com o bater de pés repetidas vezes no mesmo lugar, como num ritual).
A análise mais profunda, mostrou que a pegada do pé direito era mais funda que a do esquerdo, o que leva a crer que havia uma marcação de tempo como é feito hoje pelos músicos (provavelmente seria um ritmo binário 2X4, como em nosso samba).
Troncos ocos se transformam em excelentes meios de comunicação, como os conhecidos Tantãs da África; alguns frutos depois de secos, soltam suas sementes se transformando em maracás (chocalhos); o bater do coração, a cadência do passo em uma excursão à caça; o som do trovão;
tudo isso, inspirou o homem primitivo à fabricar seus tambores.
Dos instrumentos primitivos de percussão, os chamados idiofones, existem os de material sonoro
natural e os que precisam ter elementos adicionados a ele (pedras ou peles) para que se
produzam sons. Eles podem ser divididos da seguinte maneira:
1.Chocalhar: Produzindo sons quando as partes do material adicionado se chocam umas com as
outras ou em suas paredes internas;
2.Socar: Produzindo sons em um buraco com os pés ou as mãos, ou em um tubo oco;
3.Raspar: Produzindo sons ao raspar dois objetos de superfícies não lisas;
4.Conclusão: produzindo sons ao golpear dois objetos semelhantes (madeira, pedra, osso, etc.)
5.Produzindo sons ao bater em uma ou mais peças de um material sonoro com bastões ou ossos.
Mais um fato curioso: Também foram descobertos desenhos paleolíticos nos quais crianças brincam com chocalhos, como ocorre agora em nossos tempos.

DINHO GONÇALVES é formado pela Berklee College of Music em arranjo, composição e regência. Estudou piano, trabalhou com vários artistas nos Estados Unidos e na África, onde aprendeu os segredos da música e dos instrumentos africanos e árabes. Nos países europeus, ministrou workshops em diversas universidades.
Atualmente, trabalha com as Bandas Havana Brasil, Os mensageiros, e Grupo de percussão e voz Iyá Batá. Leciona no Conservatório Souza Lima e na Faculdade de Teologia.
Realiza trabalhos em estúdios e também atua como free-lance.
http://www.mestredinho.com/

*
*
Artigo publicado na revista músico! - Ed. nº1 - Setembro/2009 - Págs. 9 e 10
http://www.tribunadomusico.com.br/


Apoio Cultural:



*