domingo, 14 de agosto de 2011

A cultura paulistana ganha novo espaço neste mês

Num belo casarão da década de 50, a Casa de Cultura Carlos e Diva Pinho abre suas portas para os amantes da cultura, além de oferecer um espaço multimídia para cursos e eventos corporativos

No próximo dia 15 de agosto, na rua Almirante Pereira Guimarães, 314, num dos pontos mais privilegiados do Pacaembu, será inaugurada a Casa de Cultura Carlos e Diva Pinho, um espaço multimídia que irá abrigar manifestações culturais e eventos diversos.

O novo endereço da cultura paulistana e do público interessado em conhecimento foi idealizado pela professora emérita da USP e escritora Diva Benevides Pinho. E a sua inauguração, na noite do dia 15, marcará, além do nascimento do Instituto Carlos e Diva Pinho, também o lançamento de sua exposição "Universo II: uma visão poética das telas da professora Emérita da FEAUSP". Para marcar o início do evento, a ex-primeira soprano do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Maúde Salazar, foi convidada para cantar o Hino Nacional.

A exposição trará a público cerca de 12 trabalhos, em acrílico sobre tela, onde a artista expressa o seu olhar mais poético sobre o universo. Com a partida do esposo Carlos, em 2009, Diva começa a buscar respostas sobre a existência humana e sabiamente conclui que no universo nada morre, tudo se transforma. Logo, a morte humana não passa também de uma transformação. Assim, quem for conferir sua exposição verá trabalhos que retratam essa sua fase reflexiva, porém, extremamente poética, mostrando, por exemplo, a aurora boreal, as transformações do universo e as próprias transformações do ser humano.

O espaço

A Casa de Cultura Carlos e Diva Pinho ocupa um belíssimo casarão da década de 50 oferecendo um espaço confortável e elegante não só para as manifestações culturais, mas também para empresas interessadas em criar um ambiente ideal para o estudo e o compartilhamento de conhecimentos.

Durante o dia será um espaço ideal para cursos corporativos, já que oferecerá diversos recursos de multimídia, como lousas digitais que viabilizam acesso a internet, e à noite, a Casa de Cultura se transformará num charmoso café. "Se a cultura alimenta o intelecto, o café filosófico alimenta os sentidos", explica o secretário geral do Instituto Carlos e Diva Pinho mantenedor do espaço, Plínio Rangel Pestana. "Durante os bate papos filosóficos, chá e café serão servidos a altura do paladar de Sartre e de sua companheira Simon de Bouvoir", revela Plínio.

Ainda segundo o secretário geral do Instituto, "este espaço concretiza o sonho de dois acadêmicos brilhantes que doaram o resultado de uma vida inteira de pesquisa e de trabalho acadêmico a um ideal: o incentivo a cultura".

Instituto Carlos e Diva Pinho

Carlos Pinho e Diva Benevides Pinho foram professores titulares da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e, ao se aposentarem, criaram o Funcadi – Fundo Carlos e Diva Pinho. O Funcadi nasceu com o objetivo de apoiar às atividades de pesquisas acadêmicas de Economia, dentro da Universidade como forma de retribuírem não só os cursos que lá fizeram como também tudo que conquistaram nos quase 30 anos de trabalho junto à USP. Em seu discurso de agradecimento ao título de professora emérita que recebeu da USP em outubro de 2009, Diva já revelava a sua intenção em também investir seu talento e seus recursos na área cultural: "Quero juntar meus esforços aos de meus colegas da FEA-USP e participar, como voluntária, de atividades culturais e d e associações de amigos a fim de que nossa Faculdade continue sendo um importante celeiro de novos talentos".

Carlos e Diva foram casados por 61 anos e a criação do instituto, um sonho acalentado por muitos anos pelos dois professores, se torna realidade agora, com a inauguração da Casa de Cultura, que também funcionará como sede do instituto. Logo, a Casa de Cultura Carlos e Diva Pinho eternizará essa história de companheirismo e de dedicação. (Sônia Manzano - MTb 15.776)


Serviço: Casa de Cultura Carlos e Diva Pinho
Endereço: Rua Almirante Pereira Guimarães, 314, Pacaembu
Inauguração: Dia 15/08/2011 às 19h30 com coquetel servido pelo Buffet Neca Menna Barreto
Contato para entrevistas: Mauricio Petiz (11) 9578-5681

Nenhum comentário: