quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ROCK IN RIO - "POR UM MUNDO MELHOR"

ROCK IN RIO INAUGUROU HOJE A PRIMEIRA SALA DE MÚSICA DO PROJETO “POR UM MUNDO MELHOR”

Escola Municipal Pereira Passos foi a primeira, de dez escolas, a receber uma sala de música Rock in Rio

A organização do Rock in Rio realizou na tarde desta quinta-feira, 11, a inauguração da primeira sala de música Rock in Rio, na Escola Municipal Pereira Passos, no Rio Comprido. A ação faz parte do projeto social “Por Um Mundo Melhor”, que este ano traz como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Estiveram presentes o Secretário Municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Antônio Pedro Figueira de Mello, a Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, a vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina, o músico e ator Raoni Carneiro, além de alunos e professores da escola contemplada.
Esta foi a primeira das dez contempladas pelo projeto, que visa transformar a vida de muitas crianças e adolescentes. Além do sexto ano – para os quais o ensino de música é obrigatório –, cada escola definirá quais turmas utilizarão as salas montadas pelo Rock in Rio e seus parceiros. Com isso, a expectativa é que pelo menos 10 mil alunos sejam impactados anualmente pelas salas de aula de música.
O projeto prevê ainda a formação de 30 professores de música da rede municipal de ensino a partir da metodologia “O Passo”, criada por Lucas Ciavatta. A técnica será utilizada nas dez escolas que integram a parceria. O objetivo é criar um projeto piloto que, no futuro, possa ser replicado em mais escolas municipais e estaduais.
“O Rock in Rio acredita que a música é uma importante ferramenta para apoiar a educação e formação de crianças e jovens porque comprovadamente estimula a memória, a relação com os amigos e auxilia nos resultados positivos das outras disciplinas. Estamos muito felizes pelos 30 professores que aceitaram o desafio de receber a formação pelo “O Passo” para que juntos possamos avaliar os benefícios do aprendizado da música ao longo do tempo”, ressaltou Roberta Medina.
Para o secretário de turismo Antônio Pedro Figueira de Mello, esta é uma nova maneira de deixar legados para a cidade. “Estamos deixando um legado humano, contribuindo para a vida desses jovens a partir de a formação de cada um na disciplina música”, declarou.
Já a secretária de Educação, Cláudia Costin, reforçou o empenho do município em mudar a educação do Rio de Janeiro. “Queremos formar músicos, mas acima de tudo queremos formar cidadãos para a inserção em uma sociedade mais civilizada. Esta sala é um sistema de ensinar música e vamos torcer para que este espaço dê filhotes, se multiplique. Queremos seja referência para todas as escolas do Rio e do Brasil e que a música mostre seu poder e contribua em todo o processo de aprendizado”, disse.
Durante a coletiva Raoni Carneiro, casado com a atriz Fernanda Rodrigues, lembrou que seu primeiro contato com a música aconteceu no período de estudante e em uma escola pública. “Fiquei muito feliz ao conhecer esta parte do projeto social. Tive meu primeiro contato com a música nessa fase e em uma escola pública. Hoje é parte da minha vida. Com este projeto, a música deixa de ser uma escola e passa a fazer parte do cotidiano do aluno”.
Após a cerimônia, integrantes do grupo Monobloco e Felipe Reznik realizaram, para um grupo de 20 alunos, um workshop de percussão utilizando a metodologia “O Passo”.
Além de isolamento acústico (para não atrapalhar as demais aulas que acontecem simultaneamente), ar condicionado e mobiliário, a Phillips doou para cada sala iluminação especial, TV, CD player, DVD, e ainda serão entregues 30 instrumentos de percussão pela empresa IZZO Instrumentos Musicais. No total, 30 professores também estão sendo capacitados a partir da metodologia “O Passo”.
Até o inicio de setembro, mais nove salas de aula de música serão montadas nas escolas:
Escola Municipal Jornalista Assis Chateaubriand (Vila Isabel)
Escola Municipal Ceará (Inhaúma)
Escola Municipal Cardeal Câmara (Parada de Lucas)
Escola Municipal Itália (Rocha Miranda)
Escola Municipal Antenor Nascentes (Parque Anchieta)
Escola Municipal Dom Pedro I (Barra da Tijuca)
Escola Municipal Mário Casa Santa (Magalhães Bastos)
Escola Municipal Alba Canizares (Inhoaíba)
CIEP Ismael Nery (Santa Cruz)

Metodologia “O Passo”
A metodologia educacional “O Passo” foi criada por Lucas Ciavatta, em 1996, e é utilizada no Brasil e no exterior. Baseada num andar específico e orientado por quatro eixos (corpo, representação, grupo e cultura), “O Passo” introduz no ensino-aprendizagem de ritmo e som novos conceitos, como posição e espaço musical, e novas ferramentas, como o andar que dá nome ao método, notações orais e corporais e a Partitura d'O Passo “O Passo” não trabalha visando este ou aquele tipo de realização, e sim a construção de uma base, algo que traz inúmeras possibilidades e abre uma porta, não apenas para os ritmos e os sons, mas para a rítmica como um todo e para uma real aproximação com o universo sonoro. Assim, cada professor que se aproxima de “O Passo” traz para o método sua história, enriquecendo-o e ampliando seu alcance.
O projeto social “Por Um Mundo Melhor” tem o patrocínio da Locanty e da Kodak, patrocínio institucional do Governo do Estado e Prefeitura do Rio de Janeiro; patrocínio de mídia da Sky, Jornal O Globo, Rádio Mix e TV Globo; e o apoio da Estácio, Correios, Phillips, e Izzo.
Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento de todos os tempos, contando com nove edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha. O festival reuniu mais de 5 milhões de pessoas, que aplaudiram, ao vivo, 656 bandas. Foram mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 80 países. Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções.
O festival acontecerá nos dias 23, 24, 25, 29, 30 de setembro e 1 e 2 de outubro deste ano, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Por Um Mundo Melhor
Há 10 anos, o Rock in Rio assumiu a responsabilidade de também ser um veículo de comunicação para causas socioambientais com a criação do projeto Por Um Mundo Melhor. Em nove edições, milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, foram beneficiadas pelos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas pelos parceiros, que somam mais de 5 milhões de euros. Entre as ações desenvolvidas foram plantadas mais de 40 mil árvores; foram construídos uma escola, na Tanzânia, e um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas públicas, em Lisboa; e montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais. Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — com auditoria da Delloite — e investiu num plano de redução de emissões, que incluiu a elaboração de um manual de boas práticas para patrocinadores e fornecedores, o qual vem sendo aperfeiçoado a cada edição e é utilizado até hoje em todos os países onde é realizado.
Para esta edição, as ações do projeto “Por Um Mundo Melhor” têm como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Entre as ações estão: uma grande campanha de doação de instrumentos musicais, que inclui a criação de oficina de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais) para capacitação de jovens em assistentes de luthier, montagem de dez salas de músicas em escolas públicas do Rio de Janeiro e a formação de 30 professores de música a partir da metodologia “O Passo”; e ainda a transmissão ao vivo do festival nas comunidades Batan e Cidade de Deus; e o concurso “1 Ingresso Por 1 Mundo Melhor”, destinado a estudantes da rede pública de ensino.
Doe um instrumento novo, usado ou avariado nas agências cadastradas dos Correios e mude a vida de milhares de jovens - www.rockinrio.com.br/porumundo

Nenhum comentário: