IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO E INSTITUTO TOTEM CULTURAL LANÇAM “GUIA DO MERCADO BRASILEIRO DA MÚSICA 2008/2009”
Com 320 páginas, o guia traz informações sobre o mercado fonográfico, entidades brasileiras e internacionais ligadas ao setor, relações culturais, publicações, produtores, prêmios, gravadoras e outras informações da área. A edição é da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Instituto Totem Cultural e foi lançado dia 27/4 na Casa das Rosas, em São Paulo.
Com 320 páginas, o guia traz informações sobre o mercado fonográfico, entidades brasileiras e internacionais ligadas ao setor, relações culturais, publicações, produtores, prêmios, gravadoras e outras informações da área. A edição é da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Instituto Totem Cultural e foi lançado dia 27/4 na Casa das Rosas, em São Paulo.
O Guia do Mercado Brasileiro da Música ganha nova edição e coloca à disposição dos leitores mais de dois mil contatos nacionais e internacionais, ajudando, inclusive, na exportação da cultura brasileira por meio da sua música.
Dividida em capítulos – Relações culturais, Mercado e Música, Artistas e espetáculos, Conexões internacionais e Mídia – a obra registra o mapeamento dos organismos institucionais brasileiros e estrangeiros, associações e serviços culturais, lojas de discos, produtores, festivais, escolas, centros de documentação, clubes, gravadoras, revistas e tudo o que diz respeito ao universo da música. Textos de pesquisadores analisam a nova realidade global e complementam os capítulos. Assinam artigos nomes como os de Pena Schmidt, produtor musical, diretor artístico nos anos 80 da Warner em São Paulo e hoje superintendente do Auditório Ibirapuera; Gloria Braga, advogada especializada em Direito Autoral e superintendente executiva do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD); Ronaldo Lemos, mestre em Direito pela Harvard, doutor em Direito pela Usp e diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV-RJ, entre tantos outros.
Lançada pela primeira vez em 2003, a publicação cresceu e ganhou novos contornos. “Escutando as necessidades inerentes da evolução da cultura, da música e de sua economia, o Guia do Mercado Brasileiro da Música se desdobrou em dois novos projetos: o website http://www.guiadamusica.org/ e o Música: cultura em movimento, conta a sua organizadora Marinilda Bertolete Boulay.
Apresentando-se como uma ferramenta colaborativa de produção, o site tem todas as informações do livro em português, francês e espanhol. Já o projeto Música: cultura em movimento viajou com fóruns e workshops por cidades das cinco regiões brasileiras. Diante das mudanças do funcionamento e das regras do mercado fonográfico, é primordial repensar as relações entre artistas, gravadoras e público, diz Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. “E o Guia do Mercado Brasileiro da Música é uma excelente ferramenta de orientação aos profissionais e a todas as pessoas que movimentam o mercado e produzem música no Brasil”. Sobre a coordenadora Marinilda Bertolete Boulay é DEA no Instituto de Estudos Lusófones e Brasileiros pela Universidade de Sorbonne Nouvelle - Paris III e graduada pela ECA - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Trabalha junto ao Escritório da Música Francesa no Brasil e é produtora cultural e diretora da TOTEM. Foi responsável pela criação e realização do Guia do Mercado Brasileiro de Música, já traduzido para o francês e inglês. É ainda coordenadora da coleção Palco Sur Scène, publicação bilingue (português e francês) da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Aliança Francesa e Consulado geral da França em São Paulo. Representa na América Latina o Reed MIDEM, principal salão internacional da música e edição musical.
Guia do Mercado Brasileiro da Música 2008-2009
Org. Marinilda Bertolete Boulay
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo / Instituto Totem Cultural
320 páginas
R$ 40,00
Org. Marinilda Bertolete Boulay
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo / Instituto Totem Cultural
320 páginas
R$ 40,00