segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Em agosto a Feira da Música 2009 chega à oitava edição - Fortaleza - Ceará

Com cinco palcos, mais de 60 shows e uma diversificada programação de painéis e oficinas, a Feira da Música acontece em Fortaleza, Ceará, de 19 a 22 deste mês.

De 19 a 22 de agosto um dos principais eventos da música independente do país acontece em Fortaleza. Com o tema Música, Novas Tecnologias e Ambientes na Web, a Feira da Música chega à oitava edição consolidada, atraindo toda a cadeia produtiva da música, que encontra no evento uma importante ponte de acesso a novos mercados dentro e fora do país. A Feira da Música é uma realização da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (PRODISC) em parceria com o Sebrae-Ce, numa promoção da Prefeitura de Fortaleza, patrocínio do Banco do Nordeste e BNDES, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e apoio institucional da Ministério da Cultura.
Com acesso gratuito em todas as atividades, a Feira da Música acontece no Centro de Negócios do Sebrae-Ce, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), SESC SENAC Iracema, Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e Shopping Solidário Bom Mix. O Sebrae recebe a exposição da indústria de equipamentos, instrumentos e serviços. É lá também onde acontece o Encontro Internacional da Música, com oficinas, palestras, painéis, entre outras atividades.
*
Novidades nos espaços de shows
Nos espaços das apresentações artísticas, algumas novidades: Além do palco Rogaciano Leite Filho no espaço sob a passarela do CDMAC, que anualmente já abriga a programação Instrumental Nordeste, a Feira da Música leva para a Praça Verde do Dragão do Mar o palco Brasil Independente, com shows que vão do pop ao maracatu. Outra novidade é a programação no SESC SENAC Iracema, ao lado do CDMAC, para onde a Feira leva o palco Rock é Rock Mesmo.
Com exceção do Palco Mix Brasil, no Shopping Solidário Bom Mix, que terá programação somente na sexta e no sábado, 21 e 22, a partir das 19h30, nos outros espaços os shows acontecem de quinta a sábado, 20 a 22. No Palco da Diversidade, no CCBNB, a programação será do meio-dia às 19 horas. Terminando no BNB, começa o som nos outros palcos.
A Feira da Música é um grande espaço do mercado musical, com shows, rodada de negócios, oficinas, conferências, lançamentos, exposição da indústria de equipamentos, instrumentos e serviços, representando um importante pólo de discussão, divulgação e intercâmbio da produção musical, da indústria fonográfica e das mais diversas áreas que compõem a cadeia produtiva da música.
*
Encontro Internacional da Música
Um dos pontos altos da Feira, o Encontro Internacional da Música é espaço de discussão e formação nas mais diversas áreas com painéis, palestras, oficinas, aulas-espetáculos e workshops. Entre as atividades que vão marcar a programação do Encontro este ano, estão os painéis “Políticas Públicas para Música”, com Thiago Cury (SP); “Tecnologia e Indústrias Criativas”, com os representantes da Nokia Music Services, Adrian Harley e Cleiton Campos (SP), do Terra Sonora – Portal Terra, Beni Goldenberg (SP), e da Imúsica – Idéias Net, Felippe Llerena (RJ); e “Gestão de Equipamentos Culturais”. Deste participam Pena Schmidt, do Auditório do Ibirapuera (SP), Maninha Morais, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e Henilton Menezes, do Centro Cultural Banco do Nordeste, ambos do Ceará.
Músicos que estarão nos palcos da Feira da Música também passam seus conhecimentos em aulas-espetáculos no Encontro. É o caso de Kaoll & Lanny Gordin (SP), do Octeto de Saxofones da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) e de Fabrício Conde (MG), com aula-espetáculo de viola caipira.
Também no Encontro, oficinas que anualmente atraem grande público, como a de Musicografia Braille, ministrada por Nilton Cunha (PE) e novas oficinas, como a de Rádio Web Livre, com Tiago Oliveira (RS) e Teatro: um instrumento musical, com Tuka Villa Lobos (DF) e Gito Sales (MG).
Outra novidade na programação do Encontro é o grupo de trabalho de Assessoria de Gestão para Artistas e Grupos Musicais. Nele serão abordados temas como “Estruturação e Planejamento” (com Alessandra Leão e Jô Maria - PE), “Como se comportar no Mercado Fonográfico: dicas práticas de como produzir e divulgar seu trabalho” (com Rodrigo Lariú - RJ) e “Toque no Brasil – Capacitação articulação e realização de turnês” (com Sérgio Ugeda - RJ).
Os lançamentos também compõem a programação do Encontro, tendo como espaço o Café Musical, no Sebrae. Entre os que vão acontecer este ano, “Um inventário luminoso ou um alumiário inventado: uma trajetória humana de musical formação” (Elvis de Azevedo Matos), “Ah, se eu tivesse asas!” (Maria Izaíra Silvino Moraes) e “Pessoal do Ceará: Hábitos e Campo Musical na década de 1970” (Pedro Rogério), todos estes lançamento da Universidade Federal do Ceará (UFC), com uma apresentação resumida sobre a Memória da Música Cearense, por Pedro Rogério.
*
Nos palcos da Feira
A música independente do Nordeste, Norte, Centro Oeste, Sudeste e Sul do Brasil estará nos palcos da 8ª Feira da Música, que receberá também uma representante da Argentina. São cerca de 60 atrações, que mostram ao público os mais diversos sons, do regional ao jazz, passando pelo rock, MPB, experimental, pop eletrônico e tantos outros novos sons que marcam a música que se faz hoje Brasil e mundo a fora. Na programação, grupos do Ceará, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo. Da Argentina, participa Los Cocineros, que mistura o humor com o rock, pop, bolero, tango e cumbia.

SERVIÇO
FEIRA DA MÚSICA 2009 - De 19 a 22 de agosto de 2009 em Fortaleza, Ceará. Informações: (85) 3262.5011. http://www.feiramusica.com.br/
03/08/2009
DÉGAGÉ
*
*
*
*
*
Publicidade: