domingo, 5 de setembro de 2010

ENSINO DE MÚSICA É PAUTA NA EXPOMUSIC

Metodologia será apresentada durante a 27ª EXPOMUSIC de 22 a 26 de Setembro no Expo Center Norte

A maior feira do setor será realizada no Expo Center Norte de 22 a 26 de setembro. Nos dias 22, 23 e 24, a feira tem acesso restrito aos profissionais do setor, e no fim de semana, dias 25 e 26 de setembro, abre as portas para receber o público em geral. O preço do ingresso é R$ 15,00. Crianças até 12 anos e maiores de 60 anos não pagam.

A Associação dos Músicos de Ilhabela (AMI) traz para a Expomusic o Projeto Villa Lobos, uma metodologia desenvolvida para o ensino da música nas escolas. O material pedagógico ainda está em formato piloto, mas foi desenhado para atender às necessidades de escolas e educadores, que rapidamente terão de se qualificar para o cumprimento da Lei 11.769, que institui a disciplina do ensino musical como atividade curricular obrigatória para a Educação Básica em todas as escolas do país a partir de 2011.

A metodologia foi desenvolvida pelos músicos Tarcísio Edson Cesar e João Santana, com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Ilhabela, município do Litoral Norte paulista, a cerca de 200 km da Capital. Com base em estudos e práticas, o método contempla a música desde a educação infantil, valorizando, segundo seus autores, os mesmos meios cognitivos que a criança usa para o desenvolvimento da fala. “A gente acha que a música deveria ser ensinada naturalmente, da mesma forma que aprendemos a falar, por exemplo, pois é inerente ao ser humano”, defende Tarcísio, instrumentista, compositor e presidente da AMI.

A metodologia pedagógica é das mais modernas, pois integra as várias áreas do conhecimento às aulas de música, tornando-as mais um recurso de formação integral do aluno. “Música tem a ver com Matemática, com Física, com Português, enfim, passa por todas essas disciplinas e tantas outras, mas passa principalmente pelo coração da criança. Por isso nos dedicamos a esse projeto, pois acreditamos que ele possa ajudar muitos educadores a enriquecerem suas aulas, e não somente cumprir uma lei de forma fria e mecânica”, defende Tarcísio.

A AMI foi fundada em agosto do ano passado e é formada por um grupo de 150 músicos, todos do Litoral Norte de São Paulo.

Esta é apenas uma das ações que a Expomusic aglutina todos os anos, que estão diretamente ligadas à prática musical e ao fomento de iniciativas sociais de valor. “A feira também é cenário para essas iniciativas, pois temos clareza de que a prática musical é, antes de qualquer lei, um caminho de inclusão e cidadania”, complementa Synésio Batista da Costa, presidente da Abemúsica.

Sobre a Expomusic

A Expomusic 2010 – 27ª Feira Internacional da Música, Instrumentos Musicais, Áudio, Iluminação e Acessórios é um dos eventos de maior destaque no calendário de negócios de São Paulo. Esta edição vai abrigar 200 expositores de instrumentos musicais, acessórios, som profissional e iluminação, trazendo as marcas mais relevantes do país e do mundo, em uma área de 15.000 m².

Fabricantes, importadores, distribuidores e músicos consolidam a Expomusic como o evento mais significativo do segmento na América Latina. Durante os cinco dias da Feira, músicos, lojistas, empresários do setor de áudio, mídias em geral e até estabelecimentos de ensino do país, voltam-se para a Expomusic. “Este ano, reservamos os três primeiros dias da Feira para receber exclusivamente os profissionais do setor. No sábado e domingo, vamos abrir às 10 horas da manhã para receber o público em geral e os aficionados por música. Nossa expectativa é que a Expomusic receba a visitação de 50.000 pessoas”, declara Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras.

A feira reúne anualmente marcas nacionais e internacionais, trazendo o que há de mais moderno no cenário da indústria musical, com demonstração de produtos, workshops, tardes de autógrafos, entre outros destaques. A expectativa desta edição é o aquecimento dos negócios graças à vigência da Lei 11.769, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, e institui a disciplina do ensino musical como atividade curricular obrigatória para a Educação Básica.

A Feira é patrocinada pela Associação Brasileira da Música (ABEMÚSICA) e promovida pela Francal Feiras.
SERVIÇO:
Expomusic 2010 – 27ª Feira Internacional da Música, Instrumentos Musicais, Áudio, Iluminação e Acessórios.

Data: 22 a 26 de setembro de 2010

Dias 22 e 23 - das 10 às 19 horas
Dias 24 e 25 - das 10 às 21 horas
Dia 26 - das 10 às 19 horas

Local: Expo Center Norte

End: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, SP.

Visitação:

Dias 22, 23 e 24 de setembro: exclusivamente para profissionais do setor. Acesso somente com convite ou credencial.

Dias 25 e 26 de setembro: aberto ao público em geral

Valor do ingresso: R$ 15,00.

Portadores de credenciais de “Comprador” e “Músico” não pagam, sendo obrigatória a apresentação de documento que comprove vínculo com o setor.

Crianças de até 12 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.
Promoção: Francal Feiras
Patrocínio: Abemúsica – Associação Brasileira da Música

Informações ao público: (11) 2226-3100

http://www.expomusic.com.br/
twitter.com/feiraexpomusic
facebook: Feira Expomusic

Nenhum comentário: