quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Grupo Parábola - Entrevista



*@*- Qual o nome dos componentes do Grupo?
O Parábola hoje é formado por DJ Lipe, Maykon, A2 e Biofa.

*@* - Seu grupo iniciou em 2001 e nestes sete anos, qual foi a experiência que mais marcou em seu trabalho?
Nesses anos todos, as experiências foram varias graças a Deus, difícil falar mas as mais marcantes foram as apresentações na Febém e em presídios, onde encontramos pessoas de diversos lugares, de diversos pensamentos, e por ser em lugar de clima tenso, que ao mesmo tempo passa a ser um clima bom de paz.

*@* - Foi muito difícil gravar o CD?
Por ser um trabalho independente sim.

*@* - De quem são as composições?
As composições são do próprio grupo, somos três mc’s (Mestre de Cerimônia): Maykon, A2 e Biofa.

*@* - Vocês têm por objetivo, levar mensagens de paz, esperança e verdade. Sendo assim, o que vocês pensam em relação aos grupos que fazem músicas com temas ofensivos e eróticos?
É complicado falar do que os outros gostam de ouvir ou de fazer, mas em nosso modo de pensar é “não quero pra mim, o que não quero para meu filho” não quero ver nossos filhos dançado esse tipo musica, com coreografias sensuais e etc., e muito menos se tratando da apologia ao crime.

*@* - Vocês acreditam que o artista possui uma verdadeira missão de formar opinião? e o que vocês procuram fazer para despertar interesses positivos no seu público?
Sim acredito, porque quando você está ali na frente você se torna uma referência, em nosso caso, falamos em nossas letras o cotidiano urbano, elevando a auto-estima, passando a elas que nesse mundo que vivemos, passamos por apertos e problemas, mas apesar de tudo isso, conseguimos viver uma vida digna.

*@* - Qual a meta do grupo para 2009?
Nesse ano de 2009 a nossa meta é a divulgação do cd novo intitulado ”Além do Padrão”, começando por musicas em rádios e em shows pelo Brasil todo.

*@* - Além da música, vocês desenvolvem outro tipo de atividade, profissão... qual?
Sim, todos integrantes trabalham, por coincidência Biofa e Dj Lipe trabalham em áreas administrativas em dois Hospitais, Maikon e A2 na parte administrativa, na área do Comércio.

*@* - O que vocês acham que deveria ser feito para melhorar a visibilidade do movimento rap?Bom, achamos que o Parábola já esta nesta missão de passar uma forma de paz, como vários grupos já estão com esse propósito. Acho que o povo não quer saber de quem matou e quem morreu, tem muita coisa boa para se falar sem ser a criminalidade, mas sim da realidade sem esquecer do cotidiano que existe.

*@* - O seu trabalho foi influênciado por quem? (qual artista ou gênero)
Nossa influencia musical vem desde o R&B, Soul, Louvor & Adoração, Jazz, Reggae, Rock, musica Latina, MPB, Bossa Nova, Samba, Rap Nacional, até o Rap feito em Los Angeles, feito em New York e Dirty South e muitos outros. Dessa mistura é feito o Parábola.

*@* - Quais são os seus ídolos?
Não temos ídolos gostamos de música boa, a cada dia tem um som novo para ouvir independente de gênero.

Entrevista publicada no Jornal Portaleste
Reportagem: Claudia Souza