Páginas

domingo, 27 de setembro de 2009

1ª Orquestra Filarmônica de São Paulo integra música clássica brasileira ao meio ambiente

1ª Orquestra Filarmônica de São Paulo integra música clássica brasileira ao meio ambiente
*
Iniciativa inédita no estado, o conceito da Orquestra é levar a música erudita para as classes sociais menos favorecidas, além de promover espetáculos gratuitos em bosques, praças e parques em 2010. Neste momento o projeto está em fase de captação de recursos
Aprovado em abril de 2009 pelo Ministro da Cultura Juca Ferreira, o projeto para a criação da 1ª Orquestra Filarmônica de São Paulo (OFESP) está em fase de captação de recursos para dar início à primeira parte da série "Concertos OFESP", em 2010. Serão oito espetáculos realizados em parques, praças e bosques. As apresentações intituladas “Concerto com Meio Ambiente” serão gratuitas.
A captação de patrocínios está sendo proposta para pessoas físicas e jurídicas, dentro e fora da Lei Rouanet. Foram mais de 18 meses de muitos estudos para propor ao MINC um formato completamente diferente de apresentações.
De acordo com Jorge Muzy, idealizador do projeto e presidente da Muzy Corp, consultoria especializada em projetos culturais, o objetivo é garantir o acesso gratuito a pessoas de todas as idades, uma vez que os concertos acontecerão ao ar livre, fugindo do modelo tradicional de concertos em salas e teatros que muitas vezes inibem o conhecimento e acesso de grande parte da população, além de trazer em paralelo uma mensagem importante sobre a sustentabilidade, tendo a música como veículo.
O objetivo do projeto é levar a música sinfônica para as classes sociais menos favorecidas, que não têm acesso a este gênero de espetáculos musicais, e, dessa forma, promover a difusão da música erudita para desmistificar preconceitos, sem necessariamente vulgarizar as obras dos grandes compositores, priorizando a qualidade dos espetáculos.
Composta por 60 músicos, a orquestra será coordenada pelo Maestro Sérgio Igor Chnee e os espetáculos contarão com um repertório atraente, no qual, a OFESP mostrará a história de alguns compositores e de suas obras. As músicas serão interpretadas pela orquestra com programas de concertos, que contém dados sobre os compositores e suas obras, além de comentários sobre os mesmos.
*
*
*
Publicidade:
*